Rohm and Haas foca no mercado de limpeza para crescer

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Atualmente o mercado de produtos de limpeza no Brasil chega à casa dos R$ 11,4 bilhões ao ano*. De olho na importante expansão do segmento, a Rohm and Haas, líder mundial em especialidades químicas e que em 2009 completa 100 anos, decidiu reforçar sua estratégia para a área de Primary Materials e investir na expansão dos produtos sob a marca AcusolÒ (polímeros acrílicos desenvolvidos para substituição de STPP - tripolifosfato de sódio).

 

A substituição do elemento fósforo, presente no STPP, é relevante pois, quando despejado na natureza, acaba aumentando os nutrientes da água, o que gera um aumento de algas e consequente diminuição de oxigênio, desestabilizando assim todo o ecossistema (processo conhecido pelo nome de eutrofização). Com a utilização dos polímeros acrílicos da Rohm and Haas, é possível garantir uma formulação isenta ou com teor reduzido de STPP, além de garantir ganho de produtividade, o que traz economia ao fabricante.

 

Outro benefício dos polímeros da Rohm and Haas, diz respeito ao fato de serem não-tóxicos e ambientalmente corretos. “Com a aplicação do AcusolÒ na formulação dos produtos de limpeza, é possível garantir um aspecto sustentável ao produto, o que traz valor agregado à marca, já que se percebe uma preocupação crescente do consumidor por este tipo de diferencial”, pondera Franklin Santos, Gerente de Vendas da Rohm and Haas.

 

Os órgãos do Governo Federal também estão atentos à questão. Tanto que, recentemente, o Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) determinou, através da Resolução 359, que nenhum produto de limpeza poderia ter mais de 4,80% de fósforo em sua formulação. Atentos à questão, muitos fabricantes buscam atender à resolução e alternativas à substância ganham cada vez mais espaço.

 

Mas os ganhos com a utilização de alternativas como o AcusolÒ vão além dos aspectos ambientais. Segundo Santos, outro benefício ao se optar pela formulação contendo a tecnologia da Rohm and Haas é o fato do fabricante ganhar em eficácia de lavagem e otimização do processo de fabricação do detergente, bem como na redução de custos. “A utilização da tecnologia na linha de produção garante economia de energia, menor número de paradas para limpeza do maquinário, ganho de espaço com a menor quantidade de matérias-primas, entre outros aspectos que tornam o produto ainda mais competitivo”, reforça o executivo.

 

Atualmente, a divisão de negócios responsável por esta tecnologia está entre os três principais negócios da Rohm and Haas no Brasil e tem importante papel no plano de expansão e crescimento regional traçado pela companhia, que visa dobrar o tamanho da empresa até 2010.

 

Para o presidente da companhia no Brasil, José Fernandes, ações comerciais focadas em tecnologias que agregam aspectos como sustentabilidade e ganhos de produção tendem a trazer cada vez mais diferenciais. “É com produtos como o AcusolÒ que posicionamos a Rohm and Haas na vanguarda da indústria química de especialidades”, conclui o executivo. *Dados da Abipla – Associação Brasileira de produtosd e Limpeza e Afins.

 

Perfil da Rohm and Haas - Liderando desde 1909, a Rohm and Haas é a pioneira global na criação e desenvolvimento de tecnologias inovadoras e soluções para a indústria de materiais especiais. As tecnologias da companhia se encontram em uma ampla gama de mercados incluindo Construção, Indústria Eletrônica e Aparelhos Eletrônicos, Conservação de Alimentação, Produtos de Limpeza e Cuidados Pessoais, Processos industriais, Embalagens e Papel, Farmacêutico e Hospitalar, Transporte e Água. Nossas tecnologias e soluções inovadoras ajudam a melhorar a vida diária ao redor do mundo. Com base na Filadélfia, PA, a companhia gerou aproximadamente 8,9 bilhões de dólares em vendas em 2007. Visite www.rohmhaas.com para mais informações. Imagine as possibilidades™.

 

Veículo: Revista Fator Brasil


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