Após consolidar sua estratégia de negócios para a região Nordeste, a Danone, líder nacional do segmento de produtos lácteos frescos (PLF), anuncia crescimento de 36% em relação a 2007. Regionalização, acessibilidade e disponibilidade foram os pilares-chave do projeto traçado em 2007, cuja execução teve início em 2008, depois de amplo trabalho de pesquisa conduzido pela Empresa no Nordeste.
“Os resultados desse projeto apontam que estamos trilhando de forma acertada o caminho rumo ao desenvolvimento da Danone no Nordeste, que terá, em fevereiro próximo, o terceiro Centro de Distribuição, o mais moderno da Empresa no País, instalado em Recife. Ao mesmo tempo, estamos apoiando o fortalecimento da bacia leiteira local e em breve devemos concretizar a instalação de uma fábrica na região”, destaca Gustavo Valle, Presidente do Grupo Danone no Brasil.
“Foco na distribuição abrangente, sobretudo no pequeno varejo, geração de linhas de produtos acessíveis para marcas como Activia e Danoninho e atividades promocionais inteiramente desenhadas para atender às características do mercado regional foram táticas determinantes”, diz Edna Giacomini, Diretora de RH da Danone, executiva eleita para liderar as operações do grupo no Nordeste. “Um dos pontos-chave identificados na fase de estudos foi a importância de se trabalhar com uma equipe essencialmente local e isso de fato teve um impacto muito positivo”, conclui Edna. A Danone conta hoje com um time regional de 180 colaboradores diretos e 700 indiretos.
Além da continuidade do aporte de recursos, que incluiu a modernização dos Centros de Distribuição de Salvador e Fortaleza, o sucesso das operações fez com que a empresa elegesse uma capital da região para sediar a Convenção de Vendas Brasil de 2009. No dia 19 de janeiro, Natal, no Rio Grande do Norte, receberá cerca de 450 integrantes do time nacional, inclusive o board e o Presidente do grupo Danone no Brasil, que celebram o êxito do primeiro ano de trabalho desenvolvido de acordo com a nova estratégia para o Nordeste.
Ações Estratégicas
Com o objetivo de estabelecer uma aproximação qualitativa com o mercado e com o consumidor, assim como ações voltadas para a educação nutricional, como o projeto intitulado “Onda Verde”, promovido por Activia em 2008 nas capitais Recife, Salvador, Fortaleza, Maceió, Aracaju e mais nove cidades do interior, foi desenhado um pacote de ações que inclui uma comunicação exclusiva para a região, com conteúdos e formatos diferenciados levando-se em conta também o perfil das mídias locais.
Para o mercado, foi desenvolvida uma linha exclusiva de produtos como o Iogurte Líquido Familiar Danone 700g, sabores morango e salada de frutas; o Corpus morango 90g e a Polpa Danone Morango/Ameixa 600g; bem como venda de versões econômicas de marcas-chave da Companhia como Activia 100g, Danoninho 90g e Corpus 90g. Além disso, houve ampliação do atendimento do varejo, garantindo uma distribuição mais abrangente.
Sobre a Danone
O Grupo francês Danone é líder mundial de produtos lácteos frescos, vice-líder em águas, nutrição infantil e hospitalar. Reconhecida por sua proposta de contribuir para o bem-estar de seus consumidores, sempre de uma maneira prazerosa e saudável, a Danone é o terceiro maior grupo alimentício da Europa e o sétimo maior fabricante de alimentos do mundo - o primeiro em países como a França, Espanha e Itália. Há mais de 30 anos no Brasil e presente em mais de 120 países nos cinco continentes, a Empresa conta com mais de 90 mil colaboradores.
Veículo: Revista Padaria Moderna