Oferecer um rol completo de produtos para limpeza é a estratégia utilizada pela Coimbra Indústria de Produtos para Limpeza, para garantir a fidelidade dos clientes. Instalada desde 1972 no bairro Glória, na região Noroeste, a empresa tem mais de 50 produtos nas linhas automotivo, limpeza e conservação, lavanderia e industrial.
De acordo com o fundador e diretor-presidente da Coimbra, Irleu Oliveira Santos, tudo começou como uma empresa familiar, tocada por ele, o pai e um primo. Hoje, ele detém o controle da empresa.
"O slogan da Coimbra é Àtudo para limpeza". Além de fabricar, passamos a adquirir produtos de terceiros, como vassouras, pra completar o mix. A ideia é que o cliente não precise buscar vários fornecedores. Anos atrás formamos um mix de produtos básicos que vamos ampliando e modificando de acordo com as necessidades de determinado cliente. Procuramos estar atualizados junto ao mercado, pesquisando novas matérias-primas, embalagens, equipamentos e recursos. A tecnologia e a fiscalização evoluíram. Tivemos muito trabalho para conseguir cada uma das certificações e temos orgulho em dizer que obedecemos todas as determinações e que temos as renovações sem nenhuma objeção", orgulha-se Santos.
Na liderança de uma equipe de 32 colaboradores, o empresário aposta na formação de mão de obra interna para atender o mercado mineiro, em especial da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Para se aproximar do público final, embora o seu alvo principal seja o atacado, foram abertos seis pontos de venda em regiões estratégicas da Capital.
"Existe uma boa quantidade de profissionais no mercado, porém sem a qualificação necessária e pouco experientes. Damos treinamento para que eles sejam capazes de atender às nossas necessidades, principalmente no que diz respeito à legislação. Temos também uma política de incentivo aos estudos", destaca o diretor-presidente da Coimbra.
Mesmo sem revelar números, o executivo acredita que os resultados de 2015 sejam comparáveis aos de 2014. Para isso segue investindo na melhoria de processos e no lançamento de novos produtos. Na área automotiva, a novidade está na linha de produtos para limpeza a seco. Para a indústria, um desengraxante mais eficiente deve chegar às prateleiras ainda em 2015. "Estamos sempre abertos ao mercado, novas ideias que gerem comodidade para o cliente. Vivemos em um cenário cada vez mais competitivo, em que os consumidores estão gastando com mais critério. Sempre acreditamos que a política de preço justo é a que mais funciona e cria laços de confiança com o cliente", ensina.
Mercado - Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), o Brasil é o quarto mercado mundial de produtos de limpeza e a região do País que mais consome esses produtos é o Centro-Oeste. Em 2012, as categorias com crescimento mais expressivo foram: pano de limpeza (94,4%), purificador de ar (64,5%) e concentrado de limpeza (58,8%) - que corresponde ao multiuso, limpador perfumado e limpeza pesada.
Categorias que remetem ao cuidado com a roupa, tais como detergente em pó e líqüido, amaciante e água sanitária, continuam em destaque, alcançando a marca dos bilhões de reais em faturamento. O brasileiro gastou, em média, R$ 271,68 naquele ano com produtos de limpeza, correspondendo a R$ 22,64 o gasto médio mensal. Esse valor representou um crescimento de 41,5%, em comparação com 2011.
De acordo com a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), 95% do setor é composto por micro e pequenas empresas e possui um elevado ingresso de novos empreendedores porque não há barreiras de entrada como alto investimento de capital, tecnologia de ponta ou conhecimento especializado. A expectativa é de que o setor cresça, posicionando-se até o final de 2016 como o terceiro maior mercado mundial de produtos de limpeza doméstica, subindo uma posição no ranking.
Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG