O Grupo Bimbo, terceiro maior produtor de pães do mundo, fechou o quarto trimestre com um lucro líquido 31% maior que o obtido em igual período de 2007 devido aos reajustes dos preços e aumento nos volumes vendidos. O ganho líquido da companhia mexicana foi de 1,27 bilhão de pesos (US$ 92 milhões) no quarto trimestre, quando as suas vendas aumentaram 15,1%, totalizando 22,2 bilhões de pesos.
Na América Latina, porém, a margem operacional foi 1,4 ponto percentual menor nos três últimos meses e 0,4 ponto inferior em todo o ano de 2008. "Os esforços para reduzir as despesas gerais não foram suficientes para compensar o impacto (causado pela elevação dos custos das matérias-primas)", afirmou a Bimbo. "Cabe mencionar que o Brasil registrou melhoras notáveis em relação a 2007 devido à integração da operação da Nutrella no segundo trimestre de 2008", acrescentou a empresa.
As margens caíram devido à elevação generalizada dos preços das matérias-primas e à desvalorização de várias moedas em relação ao dólar americano no quarto trimestre. A Bimbo possui uma forte participação de mercado nos Estados Unidos e na América Latina. Em janeiro, o grupo pagou US$ 2,5 bilhões pelas operações da George Weston no Canadá, aquisição que as agência de classificação de risco de crédito olharam com ressalvas.
Veículo: Valor Econômico