Lojistas que aceitam o pagamento via cartão de débito e crédito afirmam ter maior tíquete médio de compra e, por consequência, melhor rentabilidade, que chega a ser 25% maior. Essa foi a conclusão do estudo encomendado pela Mastercard e realizado pela Tendências Consultoria.
"Hoje dos 17 milhões de estabelecimentos comerciais, 2,5 milhões oferecem pagamento via cartão. A percepção de quem tem a opção é de que o gasto com o cartão é maior quando a compra é feito em dinheiro", afirmou o coordenador de projetos da Tendências, Fernando Botelho. A pesquisa apontou que o tíquete médio de compra com dinheiro é de R$ 76,66; com cartão de débito o valor vai para R$ 88,85. Quando o pagamento é feito no cartão de crédito o gasto é de R$ 128, 24 e quando a compra é parcelada, o valor quase dobra para R$ 242. "Na comparação do pagamento em dinheiro e no crédito o lojista tem quase R$ 50 em ganho. Quando se compara com a compra parcelada no crédito o gasto chega a ser três vezes maior", enfatizou Botelho ao que completou: "91% dos lojistas entrevistados pela pesquisa afirmam sentir o aumento do tíquete médio nas compras via cartão".
Potencial
Segundo o VP de Desenvolvimento de Aceitação e Negócios da MasterCard Brasil e Cone Sul, Alexandre Brito, a informalidade ainda é uma barreira para a indústria de cartões. "Alguns estabelecimento justificam o não uso dos cartões, pois isso traria implicações tributárias", explicou.
Botelho disse ainda que, há muito espaço para o segmento de cartões no País e que eles são capazes de reduzir custos operacionais. "O custo do dinheiro é escondido e com o pagamento eletrônico o lojista reduz a ida ao banco para deposito de dinheiro e cheque, reduz o custo com funcionário para fazer isso, além de não se preocupar com segurança".
Veículo: Jornal DCI