Para ajudar o consumidor, a indústria e o varejo a identificar a espécie e a sua procedência o Instituto Totum, em parceria com a Myleus Biotecnologia, criou o selo "Está no DNA". Trata-se de um selo inovador, que comprova a identidade de produtos animais e vegetais processados, in natura ou cozidos por meio de teste de DNA.
O selo "Está no DNA" é voltado para a indústria de alimentos, importadores, distribuidores, supermercados, exportadores, restaurantes, associações e indústrias de ração e pet food.
"A certificação por teste de DNA agrega valor ao produto e a toda cadeia produtiva. É uma garantia tanto para quem vende como para quem compra de que não está levando gato por lebre", afirma o diretor do Instituto Totum, Fernando Lopes, que atua no mercado desde 2006 e gerencia dezenas de selos e programas de certificação nos mais variados segmentos.
O teste de DNA ajuda a avaliar e selecionar fornecedores e é também uma forma de mostrar ao cliente a preocupação com a qualidade do que ele consome.
"O uso de teste de identificação genética para alimentos ainda é pouco comum no Brasil. No exterior, as indústrias alimentícias utilizam o teste de DNA como forma de controle interno", explica Mariana Bertelli, da Myleus.
Para a indústria, o selo é uma garantia de qualidade das matérias-primas adquiridas de fornecedores e ajuda a proteger o fabricante de concorrência desleal dentro de setores econômicos, diz Lopes.
O selo foi lançado no dia 10 de novembro, em São Paulo, durante o evento "Geração de Valor em produtos alimentícios: como atender as exigências do novo consumidor", com a participação de representantes da indústria (Damm Produtos Alimentícios), do varejo (Grupo Pão de Açúcar, St. Marche, Empório Santa Maria e Eataly Brasil), além de associações (Associação Brasileira de Criadores de Búfalo).
Assessoria de Comunicação da Myleus Biotecnologia