Black Friday: Comércio prevê vendas 12% maiores na edição 2015

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                                                                 Compras de belo-horizontinos na web devem somar R$ 60 milhões.

A tradição da Black Friday, realizada na última sexta-feira de novembro e considerada a última grande liquidação do ano, consolida-se no comércio varejista da capital mineira. Segundo pesquisa elaborada pelo site Busca Descontos (www.buscadescontos.com.br) em parceria com a ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude, a expectativa é de que os belo-horizontinos comprem R$ 60 milhões na internet ao longo desta sexta-feira, crescimento de 12% frente a idêntico período do ano passado.
 
A marca mineira de lingerie PMG, sediada no bairro Prado, na região Oeste, vai oferecer descontos de até 90% no site. A previsão é de que as vendas cresçam até 50% em relação a um dia comum. O tíquete médio deve registrar incremento ainda maior, de 150%. “Acredito que as clientes vão aproveitar os descontos para comprar para si próprias e antecipar as compras de Natal”, afirma a diretora comercial, Isabela Felga.
 
A empresa tem quatro lojas físicas, três em Minas Gerais e uma no Espírito Santo, mas optou por restringir a promoção ao e-commerce. A diretora comercial explica que a ação tem o objetivo de impulsionar o e-commerce da PMG, que entrou no ar há cerca de um ano. “Estou bastante otimista, pois tenho ouvido muitas pessoas dizerem que estão esperando a Black Friday para comprar”, diz.
 
A crise financeira e o interesse em aumentar as vendas feitas pelo site motivam a Loja Elétrica, sediada no centro de Belo Horizonte, a participar da promoção pela primeira vez. A empresa, que tem sete lojas espalhadas pela cidade, selecionou 54 itens que terão descontos de até 60% somente no ambiente virtual. A meta é ampliar as comercializações em até 50% na comparação com um dia típico.
 
“As vendas do varejo, como se sabe, não estão muito aquecidas neste ano. Além disso, pretendemos aproveitar a Black Friday para colocar o nosso site, no ar há três anos, em evidência”, destaca o comprador da empresa, Evilazio Fernandes. Atualmente, o e-commerce é responsável por gerar 6% do faturamento da rede, mas a projeção é que o índice alcance 30% nos próximos três anos.
 
O comércio virtual, contudo, não é o único com perspectivas otimistas. A marca de móveis Eletro Nobre, com duas operações em centros de compras das regiões Leste e Nordeste de Belo Horizonte, aposta no potencial da data pela primeira vez e acredita que ela será capaz de alavancar os resultados de novembro. Entre janeiro e outubro, as vendas caíram 10% frente ao mesmo período de 2014.
 
A proprietária da Eletro Nobre, Maria Aparecida Ferreira, revela que os preços serão reduzidos em até 20%. “Esse é um evento cada vez mais importante no Brasil, embora ainda não tenha a mesma relevância dos Estados Unidos. Mas, se o comércio continuar trabalhando com seriedade nos próximos anos, acredito ser possível fazer excelentes campanhas de Black Friday daqui para frente”, avalia ela.

Veteranos - A loja de presentes Ideiaz, localizada no Minas Shopping, na região Nordeste, se prepara para o Black Friday pela segunda vez. De acordo com a gerente Juliana Baeta, as vendas em 2014 aumentaram 150% sobre uma sexta-feira sem liquidações. Neste exercício, em função do mau momento econômico, ela admite que o desempenho pode não ser tão positivo. Mesmo assim, ela não demonstra nenhum sinal de desânimo.
 
“O que mais escutamos dos clientes é que a crise está feia. Então, decidimos focar a estratégia naqueles itens mais baratos, que caibam no bolso do consumidor neste momento”, afirma. Dessa maneira, o estabelecimento consegue evitar queda nas vendas e mantém no acumulado do ano crescimento tímido de 5% nas vendas no confronto com 2014.
 
Entidade - A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) aconselha os lojistas a participar ativamente da promoção, sobretudo neste ano em que poucos estabelecimentos varejistas conseguiram escapar dos efeitos da turbulência política e financeira. Para o diretor da entidade, Anderson Borges, lojas de todos os segmentos devem aproveitar a data, independentemente de estarem inseridas no ambiente virtual.
 
Ele, entretanto, alerta que os empresários precisam estar atentos para não baixar muito os estoques às vésperas do Natal, período do ano mais rentável para o comércio. “O lojista deve considerar a questão da reposição que, em alguns casos, pode não ser fácil no final do ano. Então, é necessário escolher bem quais serão os produtos que terão o preço reduzido”, pondera.
 
Brasil - Segundo pesquisa da consultoria Conversion, agência líder em SEO (Search Engine Optimization), as ofertas e promoções da próxima edição da Black Friday serão aproveitadas por quase 40% dos consumidores brasileiros para antecipar as compras de Natal,
 
De acordo com o estudo, que ouviu mais de 200 consumidores conectados à internet entre os dias 9 e 17 de novembro, 8% dos consumidores vão utilizar a Black Friday pela necessidade de presentear um parente ou um amigo distante. E 35% dos entrevistados afirmaram que só vão comprar no evento caso suas marcas ou lojas favoritas entrem de fato na campanha.
 
Outro dado mostra ainda que, para 11% dos consumidores, a única condição para comprar algo na Black Friday é encontrar o produto desejado oferecido apenas no varejo virtual.
 
Mesmo assim, o levantamento da Conversion aponta que a previsão total de negócios com as promoções oferecidas nas 24 horas de evento, mais o final de semana que se segue, é de R$ 1,85 bilhão para o varejo eletrônico. Trata-se de um crescimento de aproximadamente de 42% no volume de vendas no País em comparação com a edição anterior, quando foi registrado um faturamento de R$ 1,3 bilhão.

 



Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG


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