Gasto com presente de Natal deve ser o menor em 10 anos, diz Fecomércio

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Despesa média será de R$ 138,47; 53% pretendem presentar, diz pesquisa. Isso representa uma injeção de R$ 10,6 bilhões na receita do comércio.

 O gasto médio com presentes de Natal em 2015 deve ser o menor em dez anos. Segundo pesquisa realizada pela Fecomércio RJ/Ipsos, a despesa deverá ser de R$ 138,47, em média. Em 2014, esse valor chegou a R$ 223,83, informou a entidade.

O levantamento mostrou, no entanto, que 53% dos brasileiros pretendem presentear alguém neste Natal. Isso representa uma injeção de R$ 10,6 bilhões na receita do comércio, e equivale a 77,1 milhões de clientes.

 As lembrancinhas foram apontadas por 42% dos entrevistados como preferência de presente, seguidas por roupas e acessórios, escolha de 40% dos ouvidos.

13º salário
Quase a metade dos ouvidos na pesquisa, 46%, afirmaram que irão utilizar o décimo terceiro salário no pagamento de dívidas, enquanto 24% revelaram que vão adquirir algum produto ou serviço e poupar.

Entre as prioridades no gasto do 13º salário, 12% informaram despesa com lazer, 8% com a reforma da casa, e 1% com tratamentos médicos e estéticos. Aqueles que não sabem o que fazer com o “dinheiro extra” ou não responderam chegaram 10%.

O percentual de homens que recebem o benefício totalizou 40% e manteve-se superior ao sexo feminino, 30%. No entanto, a parcela de brasileiros que recebem o décimo terceiro caiu 8 pontos percentuais em relação ao ano passado. Foi apontado por 34%, o equivale a cerca de 49,7 milhões de beneficiários em todo o país.

A pesquisa também mostrou que 32% dos brasileiros que recebem o 13º salário terá a segunda parcela paga - ou o benefício integral - no mes de novembro,  60% em dezembro. Em 2014, estes dois meses foram os mais citados para o recebimento, com percentuais de 40% e 61%, respectivamente.

Modalidade de pagamento
O pagamento à vista foi a apontada pela maioria das pessoas que mostraram intenção de presentear, 83%. Enquanto 8% mostraram preferência pelo parcelamento das compras, e o pagamento em parte à vista e outra parte parcelada foi a opção de 7%.

Entre os brasileiros ouvidos, 80% revelaram que realizarão suas compras preferencialmente em lojas nas ruas. Shoppings Centers deverão ser a opção de 25%.

A pesquisa foi realizada pela Fecomércio RJ/Ipsos, entre os dias 15 e 29 de outubro, e contou com a opinião de 1.200 consumidores em 72 municípios brasileiros.

 



Veículo: Portal G1


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