Somente as lojas on-line faturaram R$ 1,5 bi, 76% a mais.
Mais do que em anos anteriores, o consumidor aproveitou a Black Friday, a megaliquidação que ocorreu na última sexta-feira, para antecipar as compras de Natal. Duas pesquisas do comércio on-line mostram que as vendas deste ano superaram as realizadas no evento de 2014 e mais de 1,5 milhão de consumidores foram às compras.
Nas contas da ClearSale, em parceria com o BuscaDescontos, organizador da Blackfriday.com.br, o faturamento das lojas on-line com a data atingiu R$ 1,5 bilhão, com crescimento de 76% em relação a 2014, quando a receita foi de R$ 872 milhões. A pesquisa do E-bit/Buscapé mostra que o volume de negócios foi recorde e atingiu R$ 1,6 bilhão, com avanço de 38% ante o ano anterior. Os dois levantamentos mostram que o valor médio da compra foi entre 11% e 18% maior na comparação com 2014.
Segundo o diretor geral da BlackFriday.com.br, Juliano Motta, apesar do cenário econômico instável, o consumidor aproveitou para economizar e antecipar as compras de Natal no comércio on-line.
As duas pesquisas mostram que eletrodomésticos (17,2%) lideraram a lista de pedidos do comércio on-line, seguidos por celulares (16,6%) e eletrônicos (9,2%). Em faturamento, os celulares e eletrodomésticos, com 22% cada, responderam pela maior fatia de vendas.
Loja - No comércio tradicional, a promoção também surpreendeu. Na 405 lojas da Marisa, especializada em artigos de vestuário, mais de 7,9 milhões de pessoas circularam pelos pontos de venda entre sexta-feira e o início da tarde de domingo. “Foi uma grata surpresa”, diz o diretor presidente da rede varejista, Marcio Goldfarb.
Foram vendidas na promoção 2,5 milhões de peças. Nas lojas físicas da Marisa, o aumento de vendas foi de 55% e no e-commerce de 59% em relação ao evento de 2014. Na avaliação de Goldfarb, os descontos de 50% e as condições facilitadas para quem possui cartão da rede impulsionaram as vendas.
A megaliquidação seguiu nas lojas on-line ontem, dia 30, batizada de Cyber Monday Brasil. Motta explica que participam dessa promoção apenas as lojas on-line por meio de aplicativos de celular. Entre os participantes estão o Kanui, site de material esportivo, e o Magazine Luiza.
Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG