Comércio se esforça para ter alta de 8% em março

Leia em 2min 30s

Depois de amargar resultados abaixo do esperado nos primeiros dois meses de 2009, ante igual período do ano passado, o comércio varejista de Manaus busca estratégias para recuperar o ritmo de crescimento registrado em 2008, cuja expansão ficou na faixa dos 5%.

 

A previsão do setor é de expansão entre 7% e 8% nas vendas em março, no quadro comparativo com mesmo mês do ano anterior, mesmo com o Estado ainda sentindo os reflexos da crise internacional. A meta está bem acima da oscilação positiva pontuada em fevereiro, de apenas 0,5%, em comparação ao segundo mês de 2008, conforme dados da CDL-M (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus). A expectativa de incremento para o mês passado era de 5% a 6%.

 

"Começamos o mês bem, mas a proximidade com o Carnaval foi reduzindo o ritmo de vendas", disse o presidente da Câmara, Ezra Azury Benzion. Conforme o líder do segmento comercial local, o pagamento de dívidas nesse início de ano, por parte dos consumidores, além da sazonalidade do período, devido o retorno das férias, colaborou para o não cumprimento da meta. "O comércio passa por um momento difícil, mas a previsão é de recuperação até o fim de março, quando provavelmente será lançada a Campanha LiquidaManaus", argumentou. A proposta dos lojistas é que a campanha ocorra de 26 de março a 9 de abril, mas a data ainda não está confirmada.

 

Desempenho estável

 

Diferente do segmento de livrarias, impulsionado pelas compras de início de ano para o período de volta às aulas, e das concessionárias, cuja demanda por veículos novos está em fase crescente, atraída pelo benefício da isenção do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotivo) para veículos comprados e licenciados até este mês, outros setores sofreram perdas em fevereiro, contribuindo para `estabilidade' no desempenho setorial.

 

"O setor de confecções e calçados não foram bem no último mês", afirmou o presidente da CDL-M. Na Teca Calçados, por exemplo, as vendas caíram cerca de 9% em fevereiro, no comparativo mês a mês, mas ficaram entre 4% e 5% acima do mesmo período do ano anterior, conforme o gerente comercial Jefferson Cortez. "Na relação dia-a-dia, o comércio em fevereiro foi superior, entretanto, o fato de o mês ter menos dias que janeiro contribuiu para a queda", explicou.

 

O presidente da ACA (Associação Comercial do Amazonas), José Azevedo, avalia que o desempenho do setor varejista em fevereiro foi superior aos números registrados em janeiro, apesar da diferença de dias, e fevereiro do ano passado. "No geral, as vendas foram um pouco melhor neste fevereiro, em comparação à mesma época de 2008", justificou. Conforme ele, o sub-setor de eletrodomésticos, informática e móveis teve desempenho satisfatório, entre as opções do comércio local. "Na minha empresa, esses foram os segmentos com melhores vendas", disse.

 

Veículo: Jornal do Commercio - AM


Veja também

Carga agrícola não é afetada pela crise e anima ALL para 2009

Confiante no bom desempenho do setor agrícola, a América Latina Logística (ALL) deverá inves...

Veja mais
Estoque alto derruba trigo

O mercado de commodities refletiu ontem o conteúdo do relatório divulgado pelo Departamento de Agricultura...

Veja mais
Obras do PAC e renda maior atraem negócios ao Norte

Seguindo o rastro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), pacote de investimentos do governo feder...

Veja mais
Zodiac fecha acordo

O laboratório Zodiac, ligado à argentina Tecnofarma, fechou acordo com a americana Merck Sharp & Dohm ...

Veja mais
Hershey investe na Ásia

Hershey, a maior fabricante de chocolate dos EUA, comprou a unidade de consumo da fabricante de chocolates suí&cc...

Veja mais
Avon bate à porta para vender livros

Conhecida no mundo todo por vender batons, perfumes e afins, a Avon está conquistando uma legião de leitor...

Veja mais
Remédio deve subir 5,9%

O governo deve autorizar os laboratórios a reajustar os preços de 20 mil apresentações de me...

Veja mais
Auxílio-doença por acidente de trabalho cresce 152% em 2 anos

Relatório preparado pelo Ministério da Previdência sobre as estatísticas de 2008 revela que f...

Veja mais
Carrefour apresenta coleção Outono/Inverno

Para aquecer os dias da nova estação, as peças das marcas Tex, Hang Ten e Disney ganham versõ...

Veja mais