Depois de amargar resultados abaixo do esperado nos primeiros dois meses de 2009, ante igual período do ano passado, o comércio varejista de Manaus busca estratégias para recuperar o ritmo de crescimento registrado em 2008, cuja expansão ficou na faixa dos 5%.
A previsão do setor é de expansão entre 7% e 8% nas vendas em março, no quadro comparativo com mesmo mês do ano anterior, mesmo com o Estado ainda sentindo os reflexos da crise internacional. A meta está bem acima da oscilação positiva pontuada em fevereiro, de apenas 0,5%, em comparação ao segundo mês de 2008, conforme dados da CDL-M (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus). A expectativa de incremento para o mês passado era de 5% a 6%.
"Começamos o mês bem, mas a proximidade com o Carnaval foi reduzindo o ritmo de vendas", disse o presidente da Câmara, Ezra Azury Benzion. Conforme o líder do segmento comercial local, o pagamento de dívidas nesse início de ano, por parte dos consumidores, além da sazonalidade do período, devido o retorno das férias, colaborou para o não cumprimento da meta. "O comércio passa por um momento difícil, mas a previsão é de recuperação até o fim de março, quando provavelmente será lançada a Campanha LiquidaManaus", argumentou. A proposta dos lojistas é que a campanha ocorra de 26 de março a 9 de abril, mas a data ainda não está confirmada.
Desempenho estável
Diferente do segmento de livrarias, impulsionado pelas compras de início de ano para o período de volta às aulas, e das concessionárias, cuja demanda por veículos novos está em fase crescente, atraída pelo benefício da isenção do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotivo) para veículos comprados e licenciados até este mês, outros setores sofreram perdas em fevereiro, contribuindo para `estabilidade' no desempenho setorial.
"O setor de confecções e calçados não foram bem no último mês", afirmou o presidente da CDL-M. Na Teca Calçados, por exemplo, as vendas caíram cerca de 9% em fevereiro, no comparativo mês a mês, mas ficaram entre 4% e 5% acima do mesmo período do ano anterior, conforme o gerente comercial Jefferson Cortez. "Na relação dia-a-dia, o comércio em fevereiro foi superior, entretanto, o fato de o mês ter menos dias que janeiro contribuiu para a queda", explicou.
O presidente da ACA (Associação Comercial do Amazonas), José Azevedo, avalia que o desempenho do setor varejista em fevereiro foi superior aos números registrados em janeiro, apesar da diferença de dias, e fevereiro do ano passado. "No geral, as vendas foram um pouco melhor neste fevereiro, em comparação à mesma época de 2008", justificou. Conforme ele, o sub-setor de eletrodomésticos, informática e móveis teve desempenho satisfatório, entre as opções do comércio local. "Na minha empresa, esses foram os segmentos com melhores vendas", disse.
Veículo: Jornal do Commercio - AM