Conhecida no mundo todo por vender batons, perfumes e afins, a Avon está conquistando uma legião de leitores. Isso mesmo. A empresa de cosméticos é hoje uma das maiores vendedoras de livros do país, ultrapassando inclusive algumas redes de livrarias.
O catálogo da Avon tem cerca de 70 títulos, de 20 editoras - sempre best-sellers, o que contribui para as vendagens em escala industrial. Com mais de 1 milhão de revendedoras no Brasil, a Avon fecha grandes encomendas e consegue negociar preço com as editoras, que dão descontos de até 30% e fazem versões customizadas para a fabricante de cosméticos. A Avon está presente em mais de 100 países, mas a venda de livros acontece exclusivamente na filial brasileira.
Quase todas as grandes editoras marcam presença no catálogo da Avon, disputando cada pedacinho das 15 páginas dedicadas a livros. Entre os best-sellers, não é raro esses títulos venderem mais de 50 mil exemplares, chegando a 275 mil em um ano. Em janeiro, a editora Thomas Nelson vendeu em apenas um mês 100 mil exemplares dos títulos "Dias Melhores Virão" e "Todo Dia é um Dia Especial", ambos do pastor evangélico americano Max Lucado.
"Nas livrarias, onde esses dois livros são vendidos desde 2007, foram comercializadas 34 mil unidades. Pela Avon, já foram mais de 320 mil exemplares em um período menor", afirma Carlo Carrenho, publisher da Thomas Nelson Brasil, que encerrou o ano passado com um total de 1 milhão de exemplares vendidos. Hoje, a Avon representa 15% do faturamento mensal da editora no país.
Também chamam atenção os volumes da maior editora do setor. A Ediouro vendeu pelo catálogo da Avon 153 mil exemplares de seu best-seller de autoajuda "O Segredo" (de Rhonda Byrne) no ano passado. Esse número representa mais de 30% do total de 460 mil unidades da obra vendido em 2008.
Outro livro que conquistou a clientela da Avon foi "Marley & Eu", escrito por John Grogan e editado pela Prestígio, selo da Ediouro. A história de um casal que decide comprar um cachorro para testar sua capacidade de criar um filho vendeu 62,5 mil unidades pelo catálogo no ano passado - 25% de suas vendas totais.
Um dos principais destaques no catálogo da Avon é "O Poder da Esposa que Ora" (de Stormie Omartian), da Mundo Cristão. Nos últimos 12 meses, a Avon encomendou 275 mil exemplares desse título. Atualmente, a fabricante de cosméticos já é o principal canal de vendas da Mundo Cristão, representando 13,5% do seu faturamento anual de R$ 12 milhões. Cerca de 70% dos livros da editora são distribuídos em livrarias evangélicas.
Na Thomas Nelson, 80% dos livros são encontrados nas varejistas tradicionais. Ainda assim, a Avon é responsável por cerca de 15% do faturamento mensal.
Focada em livros motivacionais, a editora Gente vendeu 140 mil exemplares em 2008 pelo catálogo da fabricante de cosméticos. E, somente nos dois primeiros meses do ano suas encomendas já somam 70 mil unidades, segundo Henrique Farinha, diretor-geral da Gente, que tem títulos no topo das listas dos mais vendidos, como "Casais Inteligentes Enriquecem Juntos", de Gustavo Cerbasi.
Como acontece no mercado em geral, o gênero literário mais procurado na Avon são os livros de autoajuda. Em 2007, esse segmento faturou R$ 273 milhões, alta de 12,8% - o maior crescimento do setor, segundo a Câmara Brasileira do Livro (CBL). A Avon não divulga a quantidade de livros que vende, tampouco o percentual de crescimento. "Nos últimos quatro anos, o segmento de livros é o que mais tem crescido entre os produtos que estão no catálogo de moda e casa", diz Alberto Moureau, diretor de marketing da Avon Brasil, referindo-se à revista específica em que, além dos livros, estão expostos os produtos para casa, presentes e roupas.
A revendedora da Avon Maria Eunice Vieira é um bom termômetro para medir as vendas. "Em 20 dias, vendo em média 100 livros, que somam R$ 1,5 mil", diz Maria Eunice, que coordena uma equipe de outras 200 revendedoras da marca. Ela ressalta que o preço dos livros, que chega a ter diferença de 30%, é o principal atrativo.
Maria Eunice conta ainda que vender livros é mais fácil do que as maquiagens, que normalmente demandam orientação de uso. "As pessoas já vêm direto em busca de um determinado livro. Como normalmente a Avon vende obras de sucesso, muitos clientes ficam esperando chegar na Avon", conta Maria Eunice.
Outro atrativo são os livros de culinária e aqueles criados especialmente para a Avon. Dos livros vendidos pela editora Melhoramentos, 90% é de conteúdo exclusivo para a empresa de cosméticos. "Como o preço é menor, não quero gerar concorrência desleal com as livrarias", diz Breno Lerner, presidente da Editora Melhoramentos, que vende principalmente livros de receitas e infantis do escritor Ziraldo.
Veículo: Valor Econômico