Os ataques em Paris em novembro e o inverno brando teriam prejudicado a varejista; no Brasil, o negócio foi resiliente no trimestre, apesar da desaceleração econômica.
O crescimento das vendas do Carrefour desacelerou no quarto trimestre, com os ataques em Paris em novembro e o inverno brando pesando em seu principal negócio, disse a varejista francesa nesta sexta-feira.
No Brasil, o segundo maior mercado do grupo depois da França, o negócio foi resiliente no trimestre, apesar da desaceleração econômica.
O vice-presidente financeiro do Carrefour, Pierre-Jean Sivignon, disse a jornalistas que os ataques em Paris pesaram nas vendas francesas no trimestre, ecoando seu rival francês Casino, que na quinta-feira também identificou impacto dos ataques.
Apesar da desaceleração trimestral, a segunda maior varejista do mundo alcançou seu quarto ano seguido de aumento das vendas em 2015, enquanto o plano de recuperação iniciado pelo presidente-executivo, Georges Plassat, em 2012 dá frutos.
As condições de comércio continuaram difíceis na China, em meio a uma desaceleração do consumo, disse a empresa em comunicado.
O Carrefour disse que seu lucro operacional recorrente em 2015 viria em linha com as expectativas de 2,45 bilhões de euros.
A maior varejista da Europa disse que as vendas do quarto trimestre foram de 22,43 bilhões de euros, em linha com a média de estimativas de analistas de 22,4 bilhões de euros.
Excluindo combustíveis, câmbio e efeitos de calendário, as receitas subiram 2,4 por cento ano contra ano, uma desaceleração ante o crescimento de 4,2 por cento no terceiro trimestre.
O Carrefour, que tem 73 por cento de suas vendas na Europa, sofreu com a dependência do formato hipermercado, do qual foi pioneiro, enquanto consumidores migravam para mercados locais e para compras online.
A companhia está realizando cortes de preços e custos e expandindo para lojas de conveniência menores, enquanto também reestrutura seus hipermercados.
O desempenho trimestral do Carrefour ficou à frente da queda de 0,3 por cento das vendas sobre mesmas bases reportadas pelo Casino.
O importante indicador vendas mesmas lojas (abertas há mais de 12 meses) dos hipermercados do Carrefour caiu 0,7 por cento após um aumento de 0,7 por cento no terceiro trimestre. As vendas do segmento não-alimentar foram afetadas por temperaturas amenas principalmente em dezembro.
No Brasil, as vendas mesmas lojas subiram 8,5 por cento no trimestre, contra 7,4 por cento no terceiro trimestre.
As vendas na China foram afetadas pelo consumo fraco e tiveram queda de 15,7 por cento. O Carrefour pretende expandir o comércio eletrônico e as lojas de conveniência no país, e abrir centros logísticos para reduzir custos.
Veículo: Jornal DCI