O Carrefour, maior empresa varejista da Europa, anunciou que irá reforçar a redução de preços, diminuir os custos e frear os gastos com a aquisição de bens de capital este ano, a fim de ajudar a revigorar o crescimento nas vendas e enfrentar as "desafiadoras" condições de negócios. Os descontos serão escorados por um investimento de€ 600 milhões (US$ 766 milhões), enquanto os gastos para melhorar os ativos atingirão até € 2,5 bilhões. A companhia divulgou uma queda de 45% no lucro anual, causada por custos com depreciação de € 396 milhões, principalmente na Itália.
A empresa reduz os preços para manter a clientela que, sem muito dinheiro, volta-se para as lojas de descontos. O planejado investimento será principalmente baseado nas poupanças com custos operacionais de € 500 milhões, informou o Carrefour sem fornecer maiores detalhes a respeito. O lucro líquido no ano passado recuou para € 1,2 bilhão, em comparação com € 2,3 bilhões em 2007, informou a companhia. A média da estimativa de 15 analistas pesquisados foi de € 1,8 bilhão. O lucro foi afetado por despesas extraordinárias de € 524 milhões. O Carrefour também foi impactado por uma queda de confiança por parte dos consumidores na França.
Veículo: Gazeta Mercantil