Produtores estão em plena colheita no estado. Somadas duas safras do ano, previsão de colheita é de 386 mil toneladas.
Os produtores de amendoim de São Paulo estão em plena colheita. A produtividade caiu. Mesmo assim, a aposta é em uma boa safra.
As máquinas já estão trabalhando na lavoura. Em Tupã, no centro-oeste paulista, a colheita do amendoim está a todo vapor. O clima prejudicou a produtividade. O excesso de chuvas provocou aflatoxinas, fungo que ataca o amendoim. O engenheiro agrônomo Maurício Danelutti explica que o controle deu trabalho.
“Os produtores ou entravam mais tarde com o produto ou a chuva não deixava fazer a aplicação ou mesmo aplicando, muitas vezes a chuva acabava lavando o produto. E aconteceu da doença se alastrar”, explica Danelutti.
Apesar da produtividade não ter atingido a expectativa, é possível dizer que a qualidade do que foi colhido ficou dentro do esperado. As vargens estão no tamanho exato e os grãos bem rosadinhos. A colheita esse ano será boa.
A previsão da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB é um aumento de cerca de 25% na primeira safra no estado. Devem ser colhidas 372,6 mil toneladas. Mesmo com as chuvas que causaram uma pequena queda na produtividade, os agricultores não falam em prejuízo.
Os produtores estão vendendo na faixa de R$ 43,00 a saca. "Não vai ganhar o que se esperava pelo alto custo da produção, mas não creio que aconteça prejuízo”, avalia o agricultor Romildo contelli
Na soma das duas safras, o estado deve produzir este ano 386 mil toneladas, cerca de 90% da produção nacional.
Veículo: Site Globo Rural