A indústria brasileira operou com apenas 62% da capacidade instalada em janeiro, repetindo o percentual registrado em dezembro de 2015. A atividade industrial em janeiro do ano passado estava em 67%, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Nas indústrias de pequeno porte, a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) chegou a 54% em janeiro. Nas empresas de médio porte, o percentual ficou em 59% e nas grandes em 67%. Em janeiro de 2015, a UCI era de 60%, 65% e 72%, respectivamente.
A produção industrial também apresentou queda no primeiro mês do ano, atingindo 39,7 pontos, o menor índice para janeiro desde o início da série histórica mensal. Valores abaixo dos 50 pontos indicam retração da produção no setor.
Embora o nível dos estoques tenha caído em janeiro, chegando a 48,4 pontos, o índice de estoques efetivo-planejado nas grandes empresas avançou 1,4 ponto na passagem de dezembro para janeiro de 2016. Excesso de estoques nas grandes indústrias pode se traduzir em queda na demanda futura para pequenas e médias.
Veículo: Jornal DCI