Faturamento do varejo on-line no Brasil deve crescer 8%

Leia em 1min 40s

As vendas online no Brasil devem crescer 8 por cento em 2016, ante aumento de 15 por cento em 2015, estima a e-bit/Buscapé, no que seria o primeiro aumento de um dígito desde 2001 em meio a um cenário de crise econômica.

Caso o desempenho estimado seja confirmado, o faturamento do setor este ano será de 44,6 milhões de reais, explicado pelas dificuldades do atual cenário macroeconômico, com altos índices de inflação e desemprego, disse à Reuters o vice-presidente de relações internacionais da Buscapé Company, Pedro Guasti.

"Como o setor ainda é recente no país, apresentava crescimento muito expressivo. Ano passado, vimos resultados muito ruins no varejo restrito e mesmo neste cenário o e-commerce apresenta perspectiva de crescimento e, dessa forma, aumenta sua participação no mercado. Em 2015, essa participação foi de 3,3 por cento e a projeção é de 3,8 por cento para 2016", afirmou Guasti.

No ano passado, o setor teve aumento de 3 por cento no número de consumidores que fizeram compras online, totalizando 39,1 milhões de pessoas, especialmente devido à menor participação da classe C no mercado e à inflação, que elevou os preços em 8,94 por cento, em média, de acordo com o relatório WebShoppers divulgado nesta quarta-feira.

Por outro lado, o gasto médio com as compras subiu 12 por cento em relação a 2014, para 388 reais, e a previsão para 2016 é que cresça 8 por cento, para 419 reais, em uma indicação de que o consumo aumentou entre os consumidores com renda mais alta.

A utilização de dispositivos móveis nas compras do setor correspondeu a 14,3 por cento do faturamento em 2015, ante 9,1 por cento em 2014, e deve subir para 18,5 por cento em 2016, disse Guasti.

"Esse crescimento se explica pelo aumento da base de usuários de smartphone no Brasil, do uso de 3G e 4G em algumas cidades e também de investimentos em tecnologia pelas grandes lojas, que criaram sites responsivos e aplicativos".

 



Veículo: Jornal DCI


Veja também

Após fechar quase 100 mil lojas no ano passado, varejo vê cenário adverso para 2016

O apelo à criatividade, às promoções e ao corte de custos tem sido o mantra dos comerciantes...

Veja mais
Cotação do milho em MS sobe 5,7% e preço da soja cai 9,2%, segundo Famasul

A cotação do milho em Mato Grosso do Sul avançou 5,7% em fevereiro ante janeiro, com média d...

Veja mais
Supermercadistas buscam no Nordeste um alento na crise

As redes supermercadistas apostam na expansão dos modelos de atacados para diminuir os efeitos da crise econ&ocir...

Veja mais
APAS: Supermercados paulistas esperam vender 8% a mais na Páscoa

Diante de um desempenho abaixo do esperado para o ano de 2015, o setor supermercadista aposta no período de P&aac...

Veja mais
Confiança do comércio atinge maior nível desde agosto

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) subiu 0,7 ponto em fevereiro deste ano, atingindo 69,1 pon...

Veja mais
Comércio eletrônico tem expansão de 15% em 2015

O comércio eletrônico registrou crescimento nominal de 15% no faturamento, movimentando R$ 41,3 bilhõ...

Veja mais
Confiança do consumidor aumenta 2,1 pontos

Pela segunda vez o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) subiu este ano. Houve alta de 2,1 pontos em fev...

Veja mais
23% das famílias têm dívidas em atraso, mostra pesquisa da CNC

O endividamento dos consumidores recuou em fevereiro na comparação com janeiro, de acordo com dados da Con...

Veja mais
Desemprego aumenta e rendimento médio recua 7,4% no começo do ano

O desemprego em seis regiões metropolitanas do Brasil, em janeiro, de 7,6%, foi o maior para o mês desde 20...

Veja mais