Para tentar aquecer as vendas em um período sem grandes datas festivas, o comércio eletrônico faz hoje uma Black Friday fora de época. Cerca de 650 lojas confirmaram participação nas ofertas em comemoração ao Dia Internacional do Consumidor (que, na realidade, aconteceu ontem). Entre as lojas com participação confirmada no evento estão Americanas.com, Extra, Magazine Luiza, Netshoes, Pontofrio.com, Ricardo Eletro, Saraiva, Submarino, Walmart.com, Dafiti, MercadoLivre, Fastshop e Dell.
O evento é coordenado pelo Buscapé e chega a sua terceira edição em 2016. Não existe um teto para os descontos oferecidos, que dependem da estratégia de cada participante. A expectativa é de que 513 mil pedidos sejam realizados nas 24 horas de promoções.
Assim como na Black Friday, consumidores que querem aproveitar as promoções devem ficar atentos para não cair em armadilhas. Em eventos do tipo, as principais queixas dos consumidores são contra maquiagem de preço, mudança de preços na hora de fechar a compra e oferta de produtos indisponíveis. Para evitar armadilhas, o ideal é conhecer os preços dos itens que se deseja comprar antes do início das ofertas.
Veículo: Jornal Diário de Pernambuco