As vendas globais de smartphones devem apresentar crescimento percentual de apenas um dígito pela primeira vez na história em 2016, enquanto as de computadores pessoais devem cair, estima pesquisa do Gartner.
A previsão é que as vendas de smartphones cresçam 7%, para 1,5 bilhão de unidades em 2016 devido a vendas estáveis na China e da América do Norte. "A era de crescimento de dois dígitos para o mercado global de smartphones chegou ao fim", disse o diretor de pesquisa Ranjit Atwal no relatório "Devices Forecast", da Gartner. A empresa espera que as vendas globais de computadores pessoais caiam 1,5% ante 2015, antes de voltarem a crescer a partir do ano que vem.
No Brasil, a relatório trimestral da GfK com base nas vendas reais de bens duráveis no País aponta que o segmento de aparelhos de telefonia celular e fixa foi o único a apresentar resultados positivos em 2015, ano em que o setor de bens duráveis amargou perdas da ordem de 16,3%. As vendas nacionais de itens de telecomunicações ao consumidor final somaram R$ 37,6 bilhões em 2015, registrando crescimento de faturamento de 0,7% em relação ao ano anterior.
Veículo: Jornal DCI