Confiança do comércio cai em fase de incerteza

Leia em 2min

A análise dos Índices de Confiança e de Expectativa elaborados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) para o comércio e para o consumidor deixa claro como está sendo difícil para os diferentes agentes econômicos superar este período de crise e de transição histórica por que passa o País. O Índice de Confiança do Comércio (Icom) da FGV caiu 1,7 ponto em março em comparação com fevereiro, baixando para 67,1 pontos, o quarto pior valor da série histórica iniciada em março de 2010. O rápido agravamento da crise política, associado ao imobilismo do governo, turvou o cenário, tornando difícil antever os rumos da economia.

Apesar de tudo, o índice ainda avançou na média móvel trimestral, que, em março, subiu 0,7 ponto, na terceira alta consecutiva, o que, segundo a FGV, revela uma relativa estabilização da confiança do comércio desde outubro de 2015. Isso poderia ser interpretado como uma esperança de que a desaceleração das vendas tenha chegado ao fundo do poço, não podendo piorar mais.

Mas essa percepção não se estende ao Índice de Expectativas do Comércio (IE-COM), que caiu 2,0 pontos em março em relação a fevereiro, ficando em 73,3 pontos. A queda foi puxada pelo indicador que capta o estado de ânimo com relação à evolução das vendas nos três meses seguintes, que de fevereiro para março recuou 2,5 pontos. “O setor continua encontrando dificuldade para evitar a contínua queda das vendas e das margens de lucro”, como observou Aloísio Campelo, da FGV.

O que se verifica é que o consumidor está ligeiramente menos cético do que os comerciantes. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) caiu 1,4 ponto em março, diante de fevereiro, recuando para 67,1 pontos. Também o consumidor vê com menos pessimismo o futuro. Seu Índice de Expectativas (IE) recuou 0,4 ponto – 1,6 ponto menos do que o IE-COM – indo para 69 pontos em março.

O que se agravou para o consumidor no período foi sua percepção do que se passa neste momento, dada a redução do poder de compra das famílias, tão evidente na última Páscoa. O Índice da Situação Atual (ISA) caiu 2,8 pontos em março, para 66,3 pontos, o menor patamar da série histórica.

Seja como for, os Índices de Confiança da FGV estão muito distantes do máximo da escala de pontuação, que é de 200 pontos.

Poderia a ansiada definição na área política melhorar o quadro, ainda que lentamente? Por enquanto, é só uma esperança.

 



Veículo: Jornal O Estado de S. Paulo


Veja também

Após a Páscoa, compre um ovo e leve mais dois

                    ...

Veja mais
Brinquedos somem das gôndolas após supermercados reavaliarem espaços

Os supermercados brasileiros estão deixando de oferecer brinquedos para o consumidor. Após rever suas oper...

Veja mais
Produção de leite recua 7,59% em Minas

                    ...

Veja mais
Pessimismo toma conta de 65% do setor supermercadista

                    ...

Veja mais
DF tem 2 leis que permitem postos em mercados, mas nenhum abriu ainda

Depois de passar 13 anos parada na Câmara Legislativa, a Lei Complementar nº 911/2016, que autoriza a instala...

Veja mais
Vendas de notebooks tops de linha podem crescer em 2016

Mesmo com a crise financeira que o país atravessa e as projeções de que o mercado de computadores p...

Veja mais
Elevada taxa de natalidade sustenta mercado de produtos infantis no País

A alta taxa de natalidade no País tem ajudado a sustentar a expansão do segmento de produtos infantis, dri...

Veja mais
Recuo no dólar favorece importação de arroz

Em plena colheita, os preços do arroz no mercado interno seguem em queda livre, abaixo do custo de produç&...

Veja mais
A nova cultura de consumo dos brasileiros

"Na opinião do consumidor, o país não inspira confiança." É o que defende Thiago Gra&...

Veja mais