As ações promocionais on-line têm grande apelo com os consumidores em geral, mas são mulheres o público mais suscetível às campanhas, que têm sido cada vez mais agressivas. Hoje, 59% dos clientes adeptos a descontos na internet são mulheres.
Os dados fazem parte do estudo da empresa de tecnologia Hive Digital Media, feito com mais de 5 milhões de consumidores no Brasil e antecipado com exclusividade pelo DCI. O levantamento analisou 14 ações promocionais realizadas por empresas de grande porte.
Para o CEO da Hive Digital Media, Mitikazu Lisboa, ter informação do perfil dos consumidores e de seus hábitos é relevante na medida em que permite a criação de campanhas específicas e agressivas, voltadas a um público interessado em comprar e que esteja pesquisando produtos. O que torna mais efetivas as ações direcionadas e, desta forma, gera maior conversão de vendas.
Outlet on-line de moda feminina, o Privalia tem aproveitado do maior interesse das mulheres por ofertas na internet e está investindo forte na estratégia. A empresa espanhola, que oferece diariamente descontos de até 70% em produtos de grandes marcas, dobrou este ano o investimento em ações promocionais pontuais no Brasil. O valor já representa mais de 10% do aporte de marketing.
A empresa utiliza extensa base de dados para auxiliar na criação de suas ações promocionais, o que contribui para resultados positivos, garante a gerente de marketing da Privalia, Debora Capobianca. "Por nossos clientes estarem logados quando utilizam o site, conseguimos monitorar informações importantes sobre os hábitos de consumo deles. Na hora de criar as ações promocionais sempre olhamos esses dados", afirma.
Tendência
A prática parece ser tendência das empresas do comércio eletrônico. "Diferente do varejo tradicional, no e-commerce a maioria das ações dos consumidores são rastreáveis. A partir desses dados as empresas conseguem criar promoções mais assertivas e que gerem maior conversão", diz o diretor executivo da E-bit/Buscapé, André Ricardo Dias.
Segundo ele, com a instabilidade econômica e a maior experiência do consumidor com compras on-line, as empresas têm sido obrigadas a investir em promoções mais agressivas para conseguir atraí-los.
De acordo com Capobianca, do Privalia, oferecer frete grátis e promoções relâmpago - com duração de um ou dois dias - tem trazido melhores resultados. "Fazemos muitas dessas ações para atrair novos clientes e fidelizar os que já temos. Em média, temos um incremento de 25% nas vendas".
Outros nichos
O aumento do investimento nesse tipo de ação não é exclusivo dos e-commerces voltados ao público feminino. O MercadoLivre, maior marketplace da América Latina, também percebeu a importância das promoções on-line e aumentou consideravelmente o aporte para ações promocionais este ano.
O montante que será destinado em 2016 para a estratégia é 175% maior do que o aplicado em 2015, como garante o gerente de marketing da empresa, Daniel Aguiar. Segundo ele, esse tipo de estratégia gera um forte engajamento com os consumidores e, por isso, é uma das apostas da empresa.
Em busca de resultados melhores, o marketplace tem direcionado as promoções, principalmente, para a geração millenium - dos nascidos depois de 1980. "É um público que consome muito na internet e que temos de engajar cada vez mais com a nossa marca", reforça Aguiar. É justamente essa faixa etária a que mais se interessa por ações promocionais on-line, ainda segundo a pesquisa da Hive. Dos usuários analisados, 66% tinham de 19 a 39 anos de idade, sendo a maioria na faixa dos 25 anos.
Os descontos no MercadoLivre vêm dando resultados para as empresas envolvidas, garante Aguiar. "Com as promoções, lojistas participantes conseguiram vender cinco vezes mais do que em um dia normal." Em datas comemorativas, como o Black Friday e o Dia do Consumidor, esse aumento chegou a mais de dez vezes, aponta.
Para o diretor da E-bit/Buscapé, André Dias, o sucesso das ações promocionais é resultado de uma questão cultural. Segundo ele, o consumidor brasileiro é muito propenso a buscar preços baratos, principalmente em momentos de crise econômica e de contenção de gastos.
Veículo: Jornal DCI