A receita de vendas no varejo registrou queda de 5,8% em março em relação ao mesmo período de 2015, descontada a inflação, apontou o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).
O levantando foi divulgado nesta quinta-feira, 14, e representa uma piora em relação ao resultado de fevereiro, que teve retração de 3,4% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.
Nos grandes grupos que compõem o varejo ampliado, o de bens duráveis e semiduráveis puxou novamente as vendas do varejo para baixo. Uma exceção foi drogarias e farmácias, que mantêm o ritmo de alta nas vendas ao longo dos meses. Entre as regiões do País, o Norte apresentou a maior queda na comparação, de 8,1%. O Sudeste registrou retração de 6,5% e foi seguido pelas baixas nas regiões Nordeste (4,8%), Sul (5,1%) e Centro-Oeste (4,6%).
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro de acordo com a receita de vendas, com base em um grupo de 20 setores e 1,8 milhão de pontos mapeados pela Cielo. A empresa afirma que o índice não é a prévia dos resultados da companhia.
Mercado em alta
Outro termômetro do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do mercado de food service de acordo com a sua receita de vendas. As grandes redes de food service (empresas com mais de 20 lojas) apontaram em fevereiro de 2016, crescimento de receita nominal de 5,4%. Já no conceito mesmas lojas o crescimento foi de 4,7%. O destaque negativo de fevereiro foi de -1,0% no número de transações, nas grandes redes. No conceito mesmas lojas, as transações fecharam em 2,7%. No conceito mesmas lojas, o setor teve crescimento de 5,3%.
Veículo: Jornal DCI