O recuo é atribuído ao fortalecimento do euro, que corroeu parte dos ganhos em mercados emergentes.
A fabricante francesa de laticínios Danone registrou uma queda de 3% nas vendas do primeiro trimestre deste ano ante igual período do ano passado, totalizando 5,3 bilhões de euros (US$ 5,98 bilhões), reportou a empresa nesta terça-feira. O recuo é atribuído ao fortalecimento do euro, que corroeu parte dos ganhos em mercados emergentes. Se desconsideradas as variações cambiais e aquisições, a receita teve um crescimento orgânico de 3,5%, em linha com o alvo da empresa para o ano fiscal.
Os quatro segmentos da empresa registraram avanço nas vendas. O setor de laticínios, que representa cerca de 50% do total de receitas do grupo, cresceu 2,3% na comparação com o primeiro trimestre de 2015, para 2,7 bilhões de euros. Já a divisão voltada para água avançou 3,9%, totalizando 1 bilhão de euros. A nova unidade de nutrição alimentar registrou 1,2 bilhões de receita, com avanço de 4,8% na mesma base de comparação.
O CEO da empresa, Emmanuel Faber, que prometeu crescimento "forte, lucrativo e sustentável" ao assumir a empresa em outubro de 2014, está revisando os negócios da Danone na China e reestruturando a divisão de laticínios, focado na redução de custos e na popularidade das marcas. A empresa não divulga o lucro líquido no período e confirmou sua meta financeira para o ano fiscal 2016, mas alertou de que o cenário econômico continuará desafiador neste ano. A alta dos custos com matéria-prima deve continuar a pressionar o crescimento da empresa em 201, afirmou.
Veículo: Site Época Negócios