Gasto com presente de Dia das Mães deve subir 15% este ano, diz pesquisa

Leia em 1min 30s

   Levantamento do Ibope apresentado pelo Google Brasil mostra que roupas e acessórios têm a preferência de mais de 60% dos consumidores.

O valor médio que os brasileiros das classes A, B e C pretendem gastar nos presentes para o Dia das Mães deve ser de 467 reais em 2016, de acordo com pesquisa divulgada pelo Google Brasil nesta quinta-feira. O montante é 15% maior que o do ano passado.

Segundo o levantamento, realizado pelo Ibope em cinco grandes capitais do país e no interior paulista, 90% das pessoas consultadas pretendem presentear as mães - em 2015, as respostas positivas somaram 88% dos entrevistados. Os itens mais desejados continuam sendo roupas, acessórios e calçados, com 62% da preferência do público.

A pesquisa sobre as intenções de consumo para o Dia das Mães, principal data do semestre para o varejo, revelou também que os brasileiros estão mais cautelosos e procurando mais informações antes das compras. Entre os entrevistados, 80% disseram que compararam os preços dos produtos que pretendem adquirir, acima dos 41% do ano passado.

O uso da tecnologia na hora de avaliar as compras também está aumentando, com 77% dos consumidores usando sites de busca para comparar preços. Os smartphones, por sua vez, são o meio utilizado por 22% dos entrevistados para pesquisas, sendo que 15% efetuam as compras pelo próprio aparelho.

"As pessoas estão muito conscientes da limitação do seu dinheiro e de como precisam fazer um uso eficiente dele", disse a gerente de insights do Google Brasil, Carolina Rocha.

A pesquisa encomendada pelo Google e aplicada pelo Ibope ouviu 1.500 consumidores entre 18 a 55 anos, que têm o hábito de comprar pela internet, no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, Salvador, além da grande São Paulo e o interior paulista.

 



Veículo: Site Revista Veja


Veja também

Fluxo no varejo volta a crescer em março, revela Índice SEED

De acordo “Índice SEED de Varejo”, levantamento realizado pela Seed, empresa de inteligência pa...

Veja mais
Confiança da indústria tem maior nível em um ano, diz FGV

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) do Brasil subiu em abril pelo segundo mês seguido gr...

Veja mais
Marca própria ainda é grande desafio para pequenas e médias

Produtos com marca própria representam um desafio para as redes pequenas e médias de supermercado no Brasi...

Veja mais
Produtos têm queda de preços de 1,21% na saída das fábricas

O preço dos produtos na saída das fábricas brasileiras teve queda de 1,21% em março deste an...

Veja mais
Smartphones e produtos de moda são os presentes mais desejados pelas mães em 2016

Pesquisa do Mercado Livre com mais de 9 mil usuários de internet aponta que smartphones continuam na dianteira no...

Veja mais
Desemprego chega a 10,9% e atinge 11 milhões de pessoas no primeiro trimestre de 2016, diz IBGE

A taxa de desemprego nacional chegou a 10,9% no trimestre encerrado em março deste ano, conforme dados divulgados...

Veja mais
Vendas no varejo alemão decepcionam e caem 1,1% em março ante fevereiro

As vendas no varejo da Alemanha caíram 1,1% em março ante fevereiro, considerando-se ajustes sazonais, seg...

Veja mais
Colheita de café pode ser prejudicada

                    ...

Veja mais
Índice de confiança do empresário diminui

Diante de tantos resultados ruins, o Índice de Confiança do Empresário Industrial de Minas Gerais (...

Veja mais