Levantamento do Ibope apresentado pelo Google Brasil mostra que roupas e acessórios têm a preferência de mais de 60% dos consumidores.
O valor médio que os brasileiros das classes A, B e C pretendem gastar nos presentes para o Dia das Mães deve ser de 467 reais em 2016, de acordo com pesquisa divulgada pelo Google Brasil nesta quinta-feira. O montante é 15% maior que o do ano passado.
Segundo o levantamento, realizado pelo Ibope em cinco grandes capitais do país e no interior paulista, 90% das pessoas consultadas pretendem presentear as mães - em 2015, as respostas positivas somaram 88% dos entrevistados. Os itens mais desejados continuam sendo roupas, acessórios e calçados, com 62% da preferência do público.
A pesquisa sobre as intenções de consumo para o Dia das Mães, principal data do semestre para o varejo, revelou também que os brasileiros estão mais cautelosos e procurando mais informações antes das compras. Entre os entrevistados, 80% disseram que compararam os preços dos produtos que pretendem adquirir, acima dos 41% do ano passado.
O uso da tecnologia na hora de avaliar as compras também está aumentando, com 77% dos consumidores usando sites de busca para comparar preços. Os smartphones, por sua vez, são o meio utilizado por 22% dos entrevistados para pesquisas, sendo que 15% efetuam as compras pelo próprio aparelho.
"As pessoas estão muito conscientes da limitação do seu dinheiro e de como precisam fazer um uso eficiente dele", disse a gerente de insights do Google Brasil, Carolina Rocha.
A pesquisa encomendada pelo Google e aplicada pelo Ibope ouviu 1.500 consumidores entre 18 a 55 anos, que têm o hábito de comprar pela internet, no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, Salvador, além da grande São Paulo e o interior paulista.
Veículo: Site Revista Veja