Varejo paulista tem reação em fevereiro

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O varejo do Estado de São Paulo apresentou leve recuperação no mês de fevereiro, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Com crescimento de 2,7%, o faturamento real registrado pelo setor foi de R$ 43,6 bilhões. Em fevereiro de 2015, esse valor tinha sido de R$ 42,5 bilhões.

O estudo, realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), e antecipado pelo DCI, mostra que o aumento nas vendas do setor de supermercados e a reação positiva do segmento de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos foram os destaques nesse mês.

Depois de 11 quedas mensais consecutivas, o resultado representa um alento para o varejo paulista. No entanto, o varejo contou com um dia a mais de vendas em fevereiro de 2016, por ser um ano bissexto, o que pode ter contribuído para essa expansão.

Entre as 16 regiões analisadas, apenas as de Osasco e São José do Rio Preto tiveram queda nas vendas, na comparação interanual , de 11,5% e 2,6%, respectivamente. A região do litoral registou o melhor desempenho com um crescimento de 18,2%

Destaques

Das nove atividades avaliadas no estudo, cinco apresentaram alta em fevereiro, com destaque para: farmácias (14,6%), supermercados (14,5%) e eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (8,7%).

Segundo a FecomercioSP, a alta no setor de supermercados deve-se a mudanças no comportamento do consumidor, e o aumento em eletrodomésticos e eletrônicos à baixa base comparativa do setor, que nos últimos 30 meses teve 28 quedas. Em contrapartida, diz o estudo, quatro setores apresentaram retração: materiais de construção (-11,1%), outras atividades (-9%), lojas de vestuário, tecidos e calçados (-5,3%) e concessionárias de veículos (-2,9%).

 



Veículo: Jornal DCI


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