Com a retração econômica, consumidores se mostram mais cautelosos no momento da compra. Para tentar garantir as vendas, as empresas devem recorrer a estratégias de comunicação e anunciar vantagens em relação aos concorrentes. Promoção com foco em grandes descontos pode ser uma forma de expandir o público-alvo e levar clientes aos pontos de venda.
Selma Felerico, professora de Comunicação e Marketing da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, afirma que campanhas de menor preço são utilizadas principalmente para aumentar o volume de vendas. Segundo a professora, redes de supermercado trabalham bem essa estratégia, mas ela pode ser adaptada a segmentos variados. Um caso do setor da moda é a Rosa Chá. De acordo com a oferta atual, na compra de três peças da coleção inverno 2016, a de menor valor será gratuita.
Outra empresa que investe nessa estratégia é a Jacaúna Decorações. Segundo Iorrana Aguiar, coordenadora de marketing, o fato de a empresa ter produção própria garante diferencial no mercado. A vantagem possibilita promoções e maior prazo de pagamento. “O desconto deve ser realmente viável para a empresa e atraente para o consumidor”, destaca.
Para André Mota, sócio diretor da Bolero Comunicação e presidente do Sindicato de Agências de Propaganda do Ceará (Sinapro-CE), adotar promoções e investir em divulgação é interessante para apresentar novo produto ou marca aos consumidores. “Esse tipo de estratégia mais varejista funciona bem para que, a partir dela, se inicie um trabalho de fidelização de marca”.
Mais uma iniciativa é a “1, 2, 3 passos da economia”, do hipermercado Extra, com descontos progressivos. Na promoção, quanto mais unidades do mesmo produto, maior o abatimento. São três possibilidades de desconto: um único item é vendido com 20% de desconto; comprando duas unidades, a segunda recebe 50% e escolhendo três, um item é gratuito. Estão inclusos na oferta produtos de uso cotidiano, como margarina e creme dental. Quinzenalmente a lista de mil artigos participantes será atualizada.
Eandres Gomes Aguiar, gerente de marketing do Extra, explica que a estratégia surgiu a partir de pesquisas sobre novos hábitos de consumo. Procurando economizar e manter o poder de compra, os clientes têm experimentado novas marcas e optado por comprar em grande quantidade.
Segundo Aguiar, a ideia é que o consumidor escolha, de acordo com o perfil e as necessidades dele, o desconto mais adequado para si. “As outras promoções não eram tão democráticas, pois o cliente precisava comprar determinado número de peças para garantir o desconto”, afirma.
Veículo: Jornal O Povo