82% dos varejistas utilizam tecnologia para fidelizar clientes

Leia em 2min 20s

A Zebra Technologies Corporation divulgou hoje (30) os resultados de sua mais recente pesquisa sobre o comportamento do consumidor conectado na América Latina. Os dados mostram que a região continua buscando na tecnologia soluções que criem experiências de compra diferenciadas a fim de gerar fidelização. Segundo o levantamento, 82% dos varejistas pesquisados na região oferecem conectividade aos clientes dentro da loja por meio de aplicativos de fidelização.

Outro dado do estudo, que entrevistou profissionais de TI e de marketing em empresas do setor de Varejo, aponta que 18% se conectam aos clientes e a seus smartphones oferecendo conexão Wi-Fi gratuita. Entretanto, a pesquisa aponta que 46% fazem um uso inteligente dos dados para melhorar a experiência do cliente, aumentar os níveis de satisfação com o atendimento e realizar o monitoramento dos pontos de venda.

Isso demonstra que os profissionais do Varejo estão se adaptando à nova realidade digital. O estudo aponta que cerca de 80% dos varejistas ainda enviam catálogos impressos e 50% pretendem enviar ofertas personalizadas para os dispositivos móveis dos clientes que estão na loja em um futuro próximo.

Os varejistas brasileiros são os mais entusiastas da região, já que a maioria planeja oferecer algum tipo de tecnologia em suas lojas em um futuro próximo, como scanners de mãos ou quiosques de autoatendimento. Segundo estudo, 62% dos varejistas usam informações obtidas de sistemas de fidelidade, cartões de crédito e de débito para identificar produtos adquiridos e 59% para descobrir dados demográficos dos consumidores que frequentam suas lojas.

Automação estratégica

Desde que a Zebra Technologies comprou a Motorola Solutions, em outubro de 2014, a empresa está empenhada em ofertar soluções mais completas de automação comercial com foco em produtividade, principalmente nos segmentos de Logística e Varejo. Segundo o country manager da empresa no Brasil, Vanderlei Ferreira, o mercado varejista está em constante evolução, principalmente diante da exigência dos consumidores em atendimento ágil, diferenciado e com a melhor experiência.

“Após a compra da Motorola Solutions, mudamos nossa atuação e estamos empenhados a entender melhor as demandas das empresas. Até porque o atual momento do Brasil exige alta produtividade, redução de custos operacionais e aumento nas vendas. Por isso acreditamos que a automação com recursos móveis é o melhor caminho para o Varejo alcançar esses objetivos”, completa Ferreira.

Para ele, a loja física deixou de ser um ambiente só de exposição e tem um papel de se tornar um canal de comunicação e engajamento com o consumidor. “O atacarejo, por exemplo, é um vanguardista inovador de tecnologia e está em destaque com o uso inteligente de sistemas e equipamentos logísticos, que auxiliam nos processos internos. Pontos que são refletidos na ponta com estratégias que envolvem velocidade, eficiência, personalização e experiência de compra”, completa.

 



Veículo: Site Decision Report


Veja também

Anvisa faz votação para decidir se adia prazo para pôr alergênicos no rótulo

                         ...

Veja mais
Agronegócio: Setor cresce 1,67% no 1º bimestre

                    ...

Veja mais
Internet das Coisas é imperativa na Indústria 4.0

A estimativa dos institutos de pesquisa é de que a partir de 2020, a Internet das Coisas será o maior merc...

Veja mais
Confiança da indústria atinge maior nível desde março de 2015

                       Avalia&...

Veja mais
Consumidor está mais cauteloso, mostra estudo

A postura em relação à compra de alimentos para abastecer a despensa tem mudado. Mais conscientes e...

Veja mais
Índice de Preços ao Produtor cai 0,35% em abril, diz IBGE

                           Nos...

Veja mais
Confiança do consumidor reage em maio

A confiança do consumidor apresentou uma melhora significativa em maio, disse a Confederação Nacion...

Veja mais
Desemprego no Brasil sobe a 11,2% no trimestre até abril

A taxa de desocupação no Brasil ficou em 11,2% no trimestre encerrado em abril de 2016, de acordo com dado...

Veja mais
Atividade industrial segue em queda no Rio Grande do Sul

                    ...

Veja mais