Fabricante de condimentos avança com soluções para reduzir descarte de insumos na indústria alimentícia
São Paulo - A oferta de soluções para a indústria alimentícia está ajudando a impulsionar os negócios da Ajinomoto no Brasil. A companhia está operando com cerca de 93% da sua capacidade instalada no País, mesmo com a desaceleração da atividade econômica interna.
Segundo a responsável pela divisão de food ingredients da Ajinomoto do Brasil, Miriam Igushi, o faturamento da companhia cresceu 13,3% no Brasil no ano passado. Uma das apostas tanto neste ano como no médio prazo é a linha Activa, voltada à indústria alimentícia.
"Cada vez mais, a Ajinomoto do Brasil vem se posicionando como uma empresa de especialidades, fornecendo produtos de alto valor agregado no setor alimentício e de aminoácidos. E, dentro do portfólio de especialidades, Activa representa 82% na divisão de food ingredients", citou ela.
Essa linha de produto tem como princípio ativo uma enzima chamada de transglutaminase. A principal função dessa enzima é "ligar quimicamente as proteínas dos alimentos", explicou a executiva. Isso permite que as fabricantes aproveitem parte dos insumos que antes eram descartados.
"Muitas vezes a indústria de alimentos tem muitas aparas de carne que são vendidas como subprodutos, então com a transglutaminase [Activa] essas aparas de carne podem ser processadas para fazer um produto de maior valor agregado, evitando perdas", destacou a executiva.
O produto com base na transglutaminase é comercializado pela Ajinomoto do Brasil há 16 anos, mas só agora começa a avançar entre frigoríficos. A empresa já atende cerca de 150 clientes na América Latina, nas cadeias de produção de laticínios, pães e massas.
"O consumo da Activa nas indústrias de carne vem crescendo. Mas existem algumas resistências, porque os clientes não conhecem o produto e querem saber quem está usando", revelou a executiva.
A principal estratégia para superar essa barreira, segundo ela, tem sido realizar testes com os produtos dos clientes em potencial, ação que tem dado resultado.
Embora seja uma das apostas da companhia japonesa, o principal produto da empresa do segmento de food ingredients ainda é o glutamato monossódico, com um mercado de aproximadamente 46 mil toneladas por ano na América Latina. Nessa linha, a Ajinomoto tem cerca de 74% de participação no mercado latino.
A companhia não revela dados específicos sobre produção, mas Miriam destacou que para os anos fiscais de 2014 a 2016, "a empresa tem investimentos previstos de R$ 330 milhões, com boa parte destinada aos lançamentos em alimentos". A Ajinomoto também fornece produtos para agronegócio e nutrição animal.
Veículo: DCI