O acordo reforça a importância do 'corredor norte' na exportação de produtos agrícolas nacionais
São Paulo - A Bunge e a Amaggi anunciaram que ampliaram a parceria iniciada em 2014, quando formaram a joint venture Unitapajós (Navegações Unidas Tapajós) para operar no Corredor Norte, por meio da navegação na hidrovia Tapajós-Amazonas.
A transação, sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), prevê a aquisição, por parte da Amaggi, de 50% da Estação de Transbordo, em Miritituba, e do Terminal Portuário, em Barcarena, ativos que formam o complexo portuário Miritituba-Barcarena (PA) da Bunge, permitindo assim uma gestão compartilhada de todas as ações locais da empresa.
"Esta operação está totalmente alinhada com a estratégia da Bunge de otimizar seus ativos e buscar parcerias estratégicas para capturar oportunidades de crescimento, contribuindo para o sucesso do negócio. Já vivenciamos situações similares em outras regiões com resultados muito positivos para todos os envolvidos", disse Raul Padilla, Presidente da Bunge Brasil.
Viabilidade logística
Contando com uma frota de 90 barcaças e uma capacidade de movimentação anual de 3,5 milhões de toneladas de grãos, a Unitapajós veio confirmar a viabilidade logística do corredor norte como opção aos portos do Sul e Sudeste do País.
"Para a Amaggi, depois de dois anos de operação da Unitapajós, esse novo passo fortalece nossa presença naquela região, em conformidade com o plano de crescimento estratégico da companhia, mas também contribui para o incremento de uma rota logística fundamental ao desenvolvimento do País", comenta Waldemir Loto, presidente executivo da Amaggi.
A ampliação da parceria entre as duas empresas não muda as atividades comerciais nem a operação de escoamento de grãos.
Soja e milho, transportados pelo corredor norte, seguem para Ásia ou Europa, desafogando o sistema logístico do Sudeste e contribuindo para o desenvolvimento da Região Norte.
Veículo: DCI