Os produtores do Rio Grande do Sul finalizaram a implantação das lavouras de trigo, que apresentam bom desenvolvimento vegetativo. A etapa atual do manejo é de aplicação de fertilizante nitrogenado em cobertura e deherbicida para controle de ervas daninhas. As informaçõpes são do boletim conjuntural divulgado nesta quinta-feira (28/7) pela Emater/RS-Ascar, órgão oficial de assistência técnica e extensão rural do governo gaúcho.
Segundo os técnicos da Emater/RS, devido às boas condições climáticas, “até o momento a maioria das lavouras apresenta excelente aspecto fitossanitário, crescimento normal, coloração verde intensa, com boa formação de perfilhos, denotando bom potencial de produção”. Eles estimam que 1% da área encontra-se em fase reprodutiva (floração). O preço médio da saca de trigo ao produtor nesta semana subiu R$ 0,22 e ficou em R$ 40,61/saca.
Em relação ao milho da safra 2016/2017, os agricultores deram início ao preparo das áreas que serão semeadas nas próximas semanas, com dessecação das plantas de cobertura, cultivadas para a formação de palhada. Os técnicos comentam que os relatos das equipes municipais da Emater/RS indicam que “a percepção quanto ao cenário futuro é de incerteza”.
Veículo: Notícias Agrícolas