A sul-coreana LG planeja elevar em 30% suas vendas de telas de LCD (usadas em monitores e TVs), para US$ 20 bilhões, até 2010. Para tanto, a companhia espera triplicar sua produção nesse período. Segundo a LG, a expansão será necessária para garantir sua posição como uma das principais fabricantes mundiais desses produtos.
No total, a empresa vai investir US$ 1,5 bilhão em pesquisa e marketing nos próximos dois anos. Apenas em desenvolvimento de produtos serão investidos US$ 1 bilhão até 2010. Além da atualização tecnológica, a medida vai garantir a ampliação do portfólio. Os outros US$ 500 milhões serão aplicados em campanhas de marketing em todo o mundo.
"A competição se intensificou desde que a indústria de TVs de tela plana amadureceu", afirmou o presidente e executivo-chefe da divisão de Telas Digitais da LG, Simon Kang. "Mesmo assim, estamos confiantes que atividades focadas e localizadas de marketing, enfatizando nossos produtos, vão nos separar dos competidores", acrescentou durante a IFA, em Berlim, uma das principais feiras mundiais de eletrônicos pessoais.
O último ponto da estratégia diz respeito à intenção da LG de adaptar processos para elevar seu retorno sobre o capital. Para isso, pretende aumentar o uso de tecnologia nas áreas de pesquisa e operacionais, além de terceirizar partes da produção. Toda a cadeia, segundo a LG, será gerenciada por um sistema avançado, oferecendo mais agilidade e economia. Com as mudanças, o objetivo é alocar melhor os funcionários, privilegiando áreas de alto potencial de valor, enquanto se beneficia da economia gerada com a terceirização de áreas mais básicas.
Veículo: Valor Econômico