Fabricante investe em inovação e migração no mercado de monitores, um segmento que deve representar 30% das vendas da companhia nos próximos dois anos
São Paulo - A LG Electronics vai intensificar os investimentos na linha de monitores para games e produção de conteúdo. A previsão é que o segmento represente 30% das vendas da empresa no Brasil, em até dois anos, disse o diretor de vendas da LG, Rodrigo Fiani.
"Até agora, o mercado de monitores não trazia inovação na mesma medida que o de televisores. Decidimos agregar novas tecnologias para essa área, que é extremamente promissora e exigente. Buscamos primeiro um nicho em potencial para depois expandirmos", explicou ele.
Durante apresentação dos novos modelos de monitores, os executivos da LG destacaram um levantamento da Euromonitor que indica a existência de 19 milhões de jogadores de games no País. No mundo todo, o grupo soma 45 milhões de pessoas.
Na visão dos executivos, a demanda por monitores maiores e mais funcionais, com recursos de tela simultânea, por exemplo, deve crescer também por conta da produção de vídeo e conteúdo digital.
"A venda desse tipo de produto deve explodir em pouco mais de um ano. Com o tempo, a demanda doméstica por telas maiores também deve aumentar", aposta Fiani.
O objetivo da fabricante é ampliar o market share em monitores e a presença nas telas com mais de 24 polegadas, atualmente em 33% e 38%, respectivamente. "É difícil falar em metas, mas até mesmo o mercado doméstico está migrando e demandando telas cada vez maiores para seus computadores. Há uma tendência de que as menores até desapareçam no longo prazo", disse o diretor de vendas.
De acordo com ele, a estratégia da companhia também está relacionada ao tempo de troca desses produtos que tende a diminuir de sete para quatro anos.
"[A inovação] é um aspecto que deve movimentar o mercado. Com mais funcionalidades, o segmento de monitores pode se aproximar dos televisores no quesito tecnologia", analisa Rodrigo Fiani.
Conforme dados da consultoria International Data Corporation (IDC), as vendas brasileiras de computadores voltaram a crescer após um ano e meio de queda. No segundo trimestre de 2016 foram vendidos 1.182 milhão de PCs, um acréscimo de 13% em relação aos três meses imediatamente anteriores. Destes, 436 mil foram desktops, um avanço de 10% na categoria.
Apesar da melhora no desempenho trimestral, executivos da LG comentam que o mercado de eletrônicos ainda vai levar um tempo para retomar os patamares de vendas vistos entre 2011 e 2012.
Na visão do diretor de vendas, o ano que vem ainda será de demanda interna fraca, mas com uma volta da confiança do consumidor brasileiro.
"Deslanchar mesmo, somente em 2018. O mercado deve parar de cair no ano que vem e estabilizar-se, para depois voltar a haver demanda", avalia ele, destacando que a expansão virá a migração para telas maiores.
Fonte: DCI