Rio de Janeiro - Um Dia da Criança com um pouco de alegria. Isso é o que revela estudo sobre a expectativa do comércio carioca, que projeta crescimento de 2% nas vendas para a data comemorativa de 12 de outubro.
A pesquisa Expectativa de Vendas, feita pelo Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio), ouviu 500 lojistas de diferentes áreas da cidade. A enquete abrangeu comércio dos setores de brinquedos, vestuário, calçados, eletrônicos e artigos esportivos. Dos estabelecimentos pesquisados, 29,4% ficam no centro, 25,5% na zona oeste, 24,5% na zona sul e 20,6% na zona norte.
No cartão
O otimismo do setor não é unânime. Pouco mais da metade dos entrevistados (51%) acredita em crescimento nas vendas. De acordo com o levantamento, o preço médio dos presentes, por pessoa, será de R$ 120. Além disso, 97,6% das compras serão pagas com cartão de crédito.
Os brinquedos, obviamente, devem liderar as vendas, com 30,4%. Roupas (22,5%) e calçados, incluindo tênis (12,7%), vêm em seguida. Mochilas, jogos eletrônicos, artigos esportivos, tablets, celulares e livros devem ser outros presentes procurados.
Dado interessante mostra que 51% das crianças escolhem o que vão ganhar. E que, depois dos pais (77%), os avós são os que mais presenteiam (17,5%).
Para o CDLRio, o cenário de otimismo modesto deve-se a datas anteriores (Dias das Mães, dos Namorados e dos Pais), em que o desempenho do comércio ficou abaixo das expectativas. "Os lojistas continuam inovando e apostam nas promoções e facilitação dos planos de pagamento", conta o presidente da entidade, Aldo Gonçalves.
Fonte: DCI