São Paulo - Os comerciantes varejistas da Grande São Paulo que consideram que o volume de seus estoques está em situação inadequada voltaram a ser maioria em setembro.
Segundo pesquisa da Federação de Comércio de São Paulo (FecomercioSP) 50,2% dos entrevistados consideraram que seus estoques não estão em níveis adequados. Em agosto, pela primeira vez desde julho do ano passado, a parcela de empresários com estoques considerados adequados havia superado os 50%. O índice de estoques atingiu 99 pontos neste mês, queda de 2,5% em relação a agosto, quando apresentou 101,6 pontos, após quatro altas consecutivas. O índice vai de zero (totalmente inadequado) a 200 (adequação total).
A retração deste mês foi motivada principalmente, segundo a FecomercioSP, pelo crescimento da proporção dos entrevistados que afirmaram possuir estoque abaixo do adequado, que passou dos 13,4% em agosto para 14,3% em setembro, alta de 0,8 ponto percentual (p.p.). Na comparação anual, houve crescimento de 8,8% no índice
Fonte: DCI