Linhas infantil e para micro-ondas são apostas da marca para crescer
Com o agravamento da crise, no ano passado, a Tupperware Brasil apostou na expansão da linha de produtos para microondas, atenta ao aumento da procura por utensílios plásticos e por praticidade na rotina da casa. A categoria já inclui até panela de pressão. O item, que leva outros materiais na produção, como silicone, ainda não é fabricado no Brasil, precisando ser importado. Os lançamentos direcionam a maneira como a produção de cada fábrica vai crescer.
— Já tínhamos uma boa oferta de produtos para micro-ondas, mas percebemos a oportunidade nesse segmento pelo cenário econômico do país. Entre eles, estão novas opções de marmitas, por exemplo — conta Luiza Souza, diretora de Marketing. — Temos duas unidades que produzem os moldes para fabricar as peças em todo o mundo. Os usados para lançamentos circulam pelas fábricas para períodos de produção.
A Tupperware trabalha com uma logística de fôrmas itinerantes, sobretudo por razões financeiras: — Contamos com cerca de 4.500 moldes diferentes da marca. Metade deles está nas 12 fábricas, o restante é itinerante, sendo usado de forma compartilhada pelas unidades. Isso acontece por razões tecnológicas, mas também logísticas. Os produtos são volumosos e custaria caro transportar a produção. Se a demanda pelo produto justificar, reproduzimos o molde — explica Sebastián Nilo, diretor de Operações.
A unidade do Brasil não produz os moldes nem desenha produtos. Mas se tornou referência para outras filiais da Tupperware, que atua em uma centena de países.
— Os produtos com licenciamentos negociados aqui no Brasil já chegaram a mercados no exterior, como a linha Star Wars e a caneca para bolo de micro-ondas — conta Luiza.
O mercado infantil é alvo importante. A empresa prepara uma linha com o “Menino Maluquinho”, personagem de Ziraldo. O autor também assina — e ilustra — um livro que reúne crônicas sobre consultoras da Tupperware no país. Vai chegar ao mercado devidamente embalado por uma caixa retangular da marca. (Glauce Cavalcanti)
Fonte: Jornal O Globo