O percentual de estabelecimentos do varejo que pretende contratar funcionários temporários será de 13,4% em 2016. Consolidando as contratações já efetuadas com as pretendidas, esses estabelecimentos que devem ampliar em 22,5% a sua força de trabalho com a admissão de temporários. Entre aqueles que pretendem reforçar o quadro de pessoal, 72,7% ainda não haviam iniciado as contratações até o fim de agosto, enquanto 27,3% já tinham contratado pelo menos um funcionário. Os dados são da Pesquisa de Temporários 2016 realizada pela Fecomércio-RS com 384 empresários das cidades de Porto Alegre, Santa Maria, Caxias do Sul, Ijuí e Pelotas.
O levantamento divulgado ontem indica que 49,7% dos estabelecimentos devem repetir o número de contratações de 2015 e que uma parcela de 9,7% das lojas aumentará a oferta de vagas, enquanto 35% deverão selecionar um número inferior de funcionários temporários (em volume menor ou muito menor). Parte significativa dos empresários (85,2%) vai contratar temporários para atuar em atividades de vendas/comercial e a seleção em 78,1% dos casos será feita no próprio local de trabalho. As lojas líderes na contratação de temporários em 2016 serão as de vestuário (30,2%), de calçados (12,5%) e de acessórios/joias (10,4%).
Em 74% dos casos, o processo seletivo para preenchimento das vagas terá algum tipo de exigência, sendo a mais frequente o grau de instrução (36,2%), experiência (28,4%), idade (25%) e disponibilidade de horário (18,5%). A pesquisa também revelou que, entre as maiores dificuldades de contratação, estão a falta de qualificação dos candidatos (36,5%), a indisponibilidade de horários (24%) e a falta de "vontade de trabalhar" (5,5%). Outro dado da pesquisa indica que cerca de 24,9% dos trabalhadores selecionados neste ano possuem chance de efetivação após o término do contrato temporário.
Fluxo de visitantes nos shoppings cai 5,99% em setembro ante agosto
O fluxo de visitantes nos shopping centers do País em setembro de 2016 recuou 5,99% em relação a agosto e diminuiu 2,81% em relação a setembro de 2015. No acumulado deste ano, a baixa chegou a 4,05% em relação aos mesmos meses do ano passado.
Os dados fazem parte de pesquisa divulgada ontem pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) em parceria com a consultoria FX Retail Analytics. A pesquisa leva em conta os dados de acompanhamento dos consumidores nos principais shoppings do País.
De acordo com o levantamento, a região Sudeste registrou o maior recuo na comparação anual, com retração de 3,55%, seguido por Nordeste, com baixa de 2,43%, e Sul, com queda de 1,25%.
Apesar da baixa, a expectativa é de que o tráfego de visitantes nos shoppings aumente no último trimestre do ano, segundo o presidente da FX Retail Analytics, Marcelo Tavares. "Setembro manteve a tendência de baixa que marcou todo ano de 2015, mas deve ser revertido neste fim de ano devido ao Dia das Crianças, à Black Friday e ao Natal, com a expectativa de retomada da economia no próximo ano", afirmou, em nota distribuída à imprensa.
Veículo: Jornal do Comércio - RS