Pequenos produtores vão poder comprar gado leiteiro de alto padrão a preço de custo
Programa criado por Embrapa e Emater vai beneficiar criadores de Minas Gerais e Rio de Janeiro, ofertando 40 animais por ano.
Mais de mil produtores de leite do país já estão utilizando um aplicativo para celular e computador para melhorar o desempenho da atividade. Com a ferramenta, chamada MilkPoint Radar, é possível comparar os dados da propriedade com a de outras fazendas e também acessar informações de mercado.O uso de tecnologia é totalmente gratuito. Para acessar o MilkPoint Radar; é preciso o aplicativo que está disponível tanto para Android como para iOS. Ao utilizar a ferramenta pela primeira vez, o produtor deve realizar o cadastro e depois precisa manter atualizado o lançamento de dados na propriedade.
O produtor de leite Cássio Vieira Vilela, de Passos de Minas (MG), começou a utilizar o aplicativo há alguns meses. Ele mantém cerca de 90 vacas em lactação, e a produção diária da fazenda é de quase 3 mil litros de leite. O segredo para manter a atividade lucrativa, seguindo Vilela, está na gestão. "Não existe hoje você comprar uma vaca boa, montar uma estrutura adequada sem ter gestão", afirma. E é aí que entra o aplicativo.Uma vez ao mês, Vilela atualiza o sistema, enviando dados sobre volume fornecido, preços recebidos e quantidade de gordura e proteína no leite. Com isso, o produtor pode comparar em tempo real suas próprias informações com as de outras propriedades da região ou até mesmo de outros estados.
O pecuarista afirma que o lançamento de dados é um processo muito simples, e há possibilidade para que consultores possam realizar o processo ou também visualizar as informações. "(Na minha propriedade) A gente tem o veterinário de reprodução, o pessoal da consultoria financeira e também de qualidade; todo mundo acessa para saber como está a nossa evolução", conta Vilela.
Informações confidenciais
Atualmente, há mais de mil produtores de leite utilizando o sistema, de acordo com Valter Galan, do setor de Inteligência de Mercado da MilkPoint. Responsável pelo desenvolvimento do aplicativo, ele explica que as informações fornecidas são confidenciais, sendo divulgados apenas dados médios de determinada região ou estado, e não individuais. "Os dados são absolutamente sigilosos, não é divulgado o nome de nenhum produtor. Apenas o produtor vai ter acesso às informações dele, o que é básico para que o aplicativo funcione", assegura.
Galan afirma que os produtores pequenos ou que tenham alguma dificuldade para baixar o aplicativo e acessar o sistema podem contar o auxílio de consultores técnicos da empresa. Com a autorização desse produtor de leite, o funcionário acessa o sistema e o alimenta com os dados da propriedade. Todas as informações lançadas no sistema são verificadas pela equipe da MilkPoint, que analisa a confiabilidade dos dados. Até o momento, foram computados informações de quase um milhão de litros fornecidos. De acordo com Valter Galan, a maior parte dos usuários do aplicativo é formada por médios e grandes produtores, mais o objetivo é alcançar também as pequenas propriedades. "Mais de 80% dos produtores acessam a internet, a maioria deles, via celular. O produtor está muito antenado a essas mídias sociais, trocando informação, notas fiscais, preço e qualidade. O produtor está isolado lá na fazenda hoje é uma exceção", afirma o representante da MilkPoint.
Fonte: Canal Rural