O Brasil deve importar entre 300 e 500 mil toneladas de trigo do Paraguai até agosto. Apesar do aumento de 50% no volume da última colheita, de 6,02 milhões de toneladas, o País ainda está longe de conseguir atender o consumo interno, estimado em 10,86 milhões de toneladas.
Segundo o diretor de Logística e Gestão Empresarial da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Silvio Porto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu para que a estatal apóie a negociação. De acordo com o governo, essa transação comercial será boa para o Brasil, que precisa importar trigo, e também para o parceiro do Mercosul, que teria mais um estímulo à sua economia.
O exportador tradicional de trigo para o Brasil é a Argentina. Entretanto, com a forte quebra de safra causada principalmente pela maior seca das últimas décadas no país vizinho, o volume destinado às vendas para o Brasil será bastante reduzido: de aproximadamente 4 milhões para 2 milhões de toneladas. Assim, os compradores brasileiros terão de acessar outros mercados para suprir essa redução.
Veículo: DCI