Paralisação de laticínios acentua concentração do mercado de leite

Leia em 1min 30s

O ano de 2008 terminou com mais 34 unidades processadoras de leite fechadas. O levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) acerca do comportamento do mercado de lácteos no último trimestre do ano passado aponta para a já aparente concentração da captação de leite no País. Ao longo de todo o ano de 2008, 113 laticínios passaram de ativos a inativos, todos de pequeno porte.

 

De acordo com Octávio Oliveira, gerente de pecuária do IBGE, pouco mais de 2.000 unidades processadoras continuaram em funcionamento no período analisado. Já a captação de leite em 2008 chegou a 19,238 bilhões de litros, aumento de 7,5% em relação ao ano anterior. Desse total, cerca de 10% foi processado pela Nestlé, através da Dairy Partners Americas (DPA) - joint venture entre Nestlé e Fonterra. Foram 1,9 bilhão de litros comprados de 46 mil fornecedores das bacias leiteiras de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul e Bahia, via 80 cooperativas.

 

No ranking de captação da Associação de Produtores Leite Brasil, a Perdigão aparece em segundo lugar com a marca Elegê e o processamento de 1,3 bilhões de litros em 2007, volume 47% maior na comparação com o ano anterior - crescimento que não se sustentou no ano passado devido a instabilidade instaurada no mercado de lácteos a partir do segundo semestre. O terceiro lugar até então ocupado pela Itambé foi tomado pela Bom Gosto quando da fusão com a Líder e a consolidação de um crescimento de quase 200% de participação no mercado iniciado ainda em 2006. A fatia dispensada a uma Parmalat em recuperação judicial carregou a empresa, que já chegou a captar mais de quatro milhões de leite por dia, ao quinto lugar, com uma captação reduzida à metade.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


Veja também

Ministro reclama de leite argentino

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, afirmou ontem que dados do governo mostram que a Argentina está "e...

Veja mais
Caem os preços dos alimentos

O consumidor vai comprar os alimentos mais baratos nos supermercados. Quem garante é o secretário-executiv...

Veja mais
Preço do tomate subiu 103%

Os preços recebidos pelos produtores agrícolas paulistas no mês de março tiveram a pequena al...

Veja mais
Lançamento de margarina

Para lançar a linha Pro Activ da Becel a Neogama/BBH criou ampla campanha cujo conceito explora de maneira did&aa...

Veja mais
Nestlé lidera captação de leite

Quase metade do leite processado no País é captado por 16 empresas, de acordo com levantamento da Leite Br...

Veja mais
Remédios a preço popular atraem atenção de políticos

Na campanha presidencial de 2002, Duda Mendonça, o marqueteiro de Luiz Inácio Lula da Silva, copiou uma id...

Veja mais
Springs encolhe nos EUA e cresce no Brasil

Com suas vendas concentradas no combalido mercado americano, a Springs Global Participações, controladora ...

Veja mais
Preço do leite sobe 1,78% em março, mostra Cepea

O preço médio do leite pago ao produtor nacional subiu 1,78% em março (refere-se ao produto entregu...

Veja mais
No Facebook, só Obama está à frente da Coca-Cola

Quando dois entusiastas por Coca-Cola criaram um perfil no Facebook em homenagem a seu refrigerante favorito no ano pass...

Veja mais