São Paulo - O projeto piloto de logística reversa de produtos eletrônicos Descarte ON, realizado entre abril e dezembro do ano passado, resultou na coleta de cinco mil toneladas de resíduos elétricos e eletrônicos (REEE) - a partir do recebimento de 3, 8 mil itens.
A iniciativa, que ocorreu em São Paulo, contou com a participação de dez lojas da região da Lapa, além de associações e empresas de reciclagem. Realizado a partir de uma parceria entre os governos brasileiro e japonês, e com apoio da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o projeto foi dividido em duas frentes: através de pontos de coleta (para itens de pequeno e médio porte), e da coleta na casa para os de grande porte. "Essa quantidade seria ainda maior se as pessoas não tivessem manifestado a intenção de doar ou repassar os produtos usados", diz a assessora técnica do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, Cristiane Cortez.
De acordo com pesquisa, 43% dos que não demonstraram intenção de realizar o descarte justificaram que doariam o item e, 22%, que iriam repassar. A metodologia e informações obtidas servirão para a criação do futuro sistema de logística reversa de REEE no Brasil. "Ficou claro que a participação do comércio é fundamental, uma vez que o setor que faz a interface direta com o consumidor", diz Cristiane.
Da redação
Fonte: DCI - São Paulo