São Paulo - A Raia Drogasil, maior rede de farmácias em número de lojas no País, mostrou ao longo do ano passado que é possível passar quase ileso à crise. Com avanço de 8,5% no lucro líquido ajustado no último trimestre do ano, sobre um ano antes, a varejista agiu rápido para adaptar o mix de produtos com a demanda dos clientes.
Segundo balanço operacional da empresa, a venda de medicamentos foi o destaque de 2016, suportada pelo forte aumento anual de preços de medicamentos (11,8%). Os medicamentos de marca cresceram 25,1% (25,9% no quarto trimestre do ano passado), contra 25,1% dos medicamentos que não precisam de receita. (24,0% no trimestre). Os Genéricos avançaram em 24,2%, com 26,8% de crescimento no 4T16, o que resultou num ganho de 0,3% de participação no mix. Por fim, Perfumaria alcançou um crescimento de 22,2% e de 17,6% no trimestre, "Devido à forte base de comparação do 4T15 quando a categoria foi impulsionada pelas vendas de repelentes devido ao surto do Zika vírus", informava o balanço.
Em teleconferência, o diretor de planejamento corporativo da rede, Eugênio de Zagottis, disse que a perfumaria cresceu a baixo da média ao longo do ano passado (ainda que o avanço tenha sido de 22%). O executivo explicou que os produtos de consumo maciço tiveram desempenho pior do que outros, como itens voltados aos cuidados de pele e cabelos.
Plano ambicioso
Para este no, a empresa pretende entrar e três novos estados, apostar em lojas maiores para grandes de centro - como a unidade da Paulista, em São Paulo, e espera ganhar mercado entre os consumidores da classe C. "Estamos animados com a expansão como um todo, mas o Nordeste em especial", finalizou o executivo.
Paula Cristina
Fonte: DCI - São Paulo