São Paulo - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) elevou a estimativa para a produção brasileira de grãos. O 5º Levantamento da safra 2016/2017 divulgado ontem, projeta alta de 17,4% em relação ao ano ciclo anterior, para 219,1 milhões de toneladas. "A estimativa positiva se deve à produtividade média das culturas, em recuperação da influência negativa das condições climáticas da safra passada", de acordo com nota da Conab.
O levantamento também prevê aumento de 2,1% na área total plantada, na mesma comparação. Pela estimativa da estatal haverá uma ampliação de 1,2 milhão de hectares, quando comparada à safra anterior, podendo chegar a 59,5 milhões de hectares. Esse é o primeiro prognóstico de área que incluiu as culturas de segunda safra.
A Conab estimou nesta ainda safras recordes de soja e milho no Brasil na temporada 2016/17, ajustando para cima as previsões feitas em janeiro devido ao clima favorável na maior parte do País e a um aumento no cálculo da área semeada do cereal.
Para a soja, a projeção é de crescimento de 10,6% na produção, podendo atingir 105,6 milhões de toneladas, com aumento de 10,1 milhões de toneladas frente à safra anterior e ampliação de 1,6% na área. "A estratégia montada pelos produtores, de aumento no plantio da oleaginosa, utilizando o melhor pacote tecnológico disponível, como forma de compensar a frustração da temporada passada, foi recompensada em âmbito nacional, pelo bom comportamento do clima nos diversos estágios de desenvolvimento das lavouras", observa a Conab.
Em Mato Grosso, onde a colheita está bastante avançada, a Conab projeta um recorde de mais de 30 milhões de toneladas. "O clima, favorável até o momento, com chuvas bem distribuídas e constantes, estimulam as expectativas com relação à produtividade média da oleaginosa", pontuou a estatal, no relatório.
Conforme a companhia, a produção total de milho deve atingir 87,4 milhões de toneladas, sendo 28,8 milhões de toneladas para a primeira safra e 58,5 milhões para a segunda. Já a perspectiva de ampliação de área plantada total para o grão é de ultrapassar os 11 milhões de hectares.
Da redação
Fonte: DCI - São Paulo