São Paulo - A Cooperativa Central Aurora Alimentos anunciou nesta quarta-feira (8) que assumiu definitivamente os frigoríficos da Cooperativa Tritícola Erechim (Cotrel). A aquisição foi avaliada em R$ 108 milhões.
O montante será pago em um período de cinco anos, com recursos próprios e, parte, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), informou o terceiro maior grupo agroindustrial de carnes do País.
De acordo com comunicado à imprensa, as duas plantas adquiridas pela Aurora - um frigorífico de aves e um frigorífico de suínos, ambos instalados em Erechim (RS) - são objetos de parcerias desde 2005. De setembro de 2005 a agosto de 2007, Aurora e Cotrel assinaram contrato de prestação de serviços por meio do qual a cooperativa gaúcha abateu e industrializou aves e suínos em nome da Aurora. Incluiu-se nessa prestação de serviços a fabricação de rações e a incubação de ovos. Porém, desde setembro de 2007, a operação é arrendada.
Além de alugar todas as plantas e instalações industriais, administrativas e de apoio, a Aurora assumiu diretamente a força de trabalho que, na época, era de 1.992 empregados. Com a operação, a Aurora também decidiu comprar as marcas Nobre, Nobreza, Da Fazenda e Capone, que eram da Cotrel.
"A Aurora adotou firme e corajosamente essa decisão em razão de seu compromisso de evitar o desemprego, proteger os produtores rurais cooperados integrados, manter a sua base produtiva e sua receita operacional bruta, além de atender ao apelo da comunidade regional envolvente", acrescentou o presidente da Aurora, Mário Lanznaster, em comunicado à imprensa.
Atualmente, a unidade de abate e processamento de frangos tem capacidade para 26,7 milhões de cabeças ao ano e mantém 1.345 trabalhadores diretos. A unidade de suínos tem capacidade para 418 mil cabeças ao ano com 1.151 empregos diretos.
As duas plantas respondem por 7,8% da receita operacional bruta do conglomerado Aurora, segundo comunicado.
Da redação
Fonte: DCI - São Paulo