De olho no FGTS, Casas Bahia faz promoção e dá desconto em dívida no carnê

Leia em 3min 10s


 
Empresa contratou atendentes para ajudar cliente a consultar saldo do FGTS dentro da loja; 30 milhões de pessoas devem sacar R$ 34 bilhões de contas inativas.

 


 
Por Marina Gazzoni, G1
 
A Via Varejo, empresa que é dona das Casas Bahia e do Ponto Frio, pegou carona no burburinho sobre o saque do FGTS e vai montar uma operação especial nas lojas. A empresa terá até consultores treinados para ajudar os clientes a consultar seu saldo do FGTS no site da Caixa. A varejista quer aproveitar que o cliente terá dinheiro na mão para lançar promoções e fazer um mutirão para renegociar com inadimplentes.
 
Uma das principais ações da empresa é uma oferta especial para os clientes que estão inadimplentes, similar às rodadas de negociações feitas nos feirões limpa nome realizados no fim do ano, quando a população recebe o 13º salário. Desta vez, a Via Varejo promete descontos de até 90% para os inadimplentes.
 
"O saque do FGTS trará uma liquidez adicional e inesperada para a economia. É uma fase interessante e a empresa pode aproveitar. Temos pesquisas que mostram que umas das principais intenções do trabalhador é usar o dinheiro para pagar dívidas", disse o diretor de marketing da Via Varejo, Othon Vela.
 
A Casas Bahia não divulga o número de clientes que estão inadimplentes. No Brasil, quase 60 milhões de pessoas estão com dívidas em atraso, segundo dados da Serasa Experian.
 
O governo liberou o saque do FGTS depositado em contas inativas até 31/12/2015 e estabeleceu um calendário para retirada do fundo. Os saques estarão disponíveis entre 10 de março e 31 de julho deste ano. O governo calcula que R$ 34 bilhões serão sacados por cerca de 30 milhões de trabalhadores.

 

 

'Consultoria' na loja
A Via Varejo vai montar uma equipe em 180 lojas das Casas Bahia e do Ponto Frio para ajudar o cliente a consultar seu saldo do FGTS. Nas demais lojas, o atendimento será feito no setor de crediário. Eles foram treinados sobre os problemas mais comuns dos consumidores.
 
Segundo Vela, a ação foi criada para ajudar o consumidor e se aproximar dele, dado que a empresa identificou em pesquisas que muitos clientes têm dúvidas sobre o assunto e não sabem quanto tem para receber.
 
Na prática, o cliente vai saber seu saldo dentro da loja das Casas Bahia.

 

 

Promoções
A partir de quinta-feira (9) até 7 de abril, os clientes vão ser impactados por uma série de promoções que a varejista organizou para o período de saques do FGTS. A empresa já começou a mandar e-mails para os clientes com suas promoções, especialmente para a linha de produtos de maior valor.
 
"Existe uma demanda latente do consumidor por produtos para a casa. Vamos tentar atender esse consumidor com descontos agressivos", disse o executivo da Via Varejo.
 
Em meio à crise, as vendas da varejista minguaram e a inadimplência corroeu o resultado da companhia. A receita líquida da Via Varejo caiu 8,7% e a empresa quase dobrou seu prejuízo líquido, para R$ 750 milhões.
 
Outra empresa que vai lançar promoções de olho no dinheiro do FGTS é o Extra, do Grupo Pão de Açúcar, mesmo controlador da Via Varejo. O Extra vai divulgar uma campanha na TV com suas promoções no dia 10 de março, data de início do saque do FGTS. As lojas terão cartazes com informações sobre o saque do FGTS.
 
Na campanha, o Extra sugere que o consumidor use o dinheiro para regularizar sua vida financeira e, se sobrar um pouquinho, aproveite as promoções para fazer boas compras. Assim como na Via Varejo, o foco das promoções serão os eletrodomésticos e produtos para a casa.
 
 
Fonte: Portal de Notícias G1


Veja também

Aurora compra duas plantas da Cotrel

 São Paulo - A Cooperativa Central Aurora Alimentos anunciou nesta quarta-feira (8) que assumiu definitivame...

Veja mais
Relator debate modernização da lei trabalhista com confederações patronais e sindicatos

O relator da modernização das leis trabalhistas na Câmara, deputado federal Rogério Marinho (...

Veja mais
Comercialização de grãos em ritmo lento

Plantio de milho safrinha em Mato Grosso do Sul em janeiro: colheita será volumosa e especialistas alertam para o...

Veja mais
Setor de alimentação saudável cresce apoiado no maior apetite do brasileiro

 Estudo mostra que 66% dos clientes pagariam mais caro por um item com baixo teor de gordura; de olho nesse potenci...

Veja mais
Demanda por ações de Lojas Americanas chega a dois terços da oferta

A demanda pelas ações da Lojas Americanas em sua oferta subsequente (follow on) está em dois ter&cc...

Veja mais
Ação de logística reversa coleta 5 mil toneladas

São Paulo - O projeto piloto de logística reversa de produtos eletrônicos Descarte ON, realizado ent...

Veja mais
Piracanjuba estreia primeiro comercial de 2017

Filmes serão exibidos em canais da TV aberta e no Discovery Kids. A criação é da agênc...

Veja mais
Marcas desconhecidas apostam na nostalgia para alavancar vendas de celulares

BARCELONA - Sem o lançamento do Galaxy S8 e com intermediários fazendo mais sucesso que os smartphones mai...

Veja mais
Preços no comércio eletrônico caem 3,13% em janeiro, segundo Fipe Buscapé

 SÃO PAULO - Os preços no comércio eletrônico registraram queda de 3,13% em janeiro dest...

Veja mais