Resultado em fevereiro, na comparação anual, foi puxado pela performance ruim nas lojas de eletrônico e vestuário
São Paulo - O movimento no varejo brasileiro encolheu 6,2% em fevereiro, na comparação com o ano passado, segundo informações apuradas pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Os piores desempenhos foram verificados nas lojas de eletrônicos, e de vestuário. Os dados fazem parte do indicador Movimento do Comércio, que apontou retração de 1,0% no segundo mês do ano, frente a janeiro - já com os dados mensais com ajuste sazonal. Na avaliação acumulada em 12 meses (março de 2016 até fevereiro de 2017) houve queda de 3,8% frente aos 12 meses antecedentes.
Apesar da queda mensal, o indicador do varejo da Boa Vista SCPC manteve-se praticamente no mesmo nível registrado na última aferição na avaliação acumulada em 12 meses. "Com a perspectiva de melhoria do cenário econômico, entre elas a diminuição de preços e juros, aumento do consumo das famílias e investimentos, entre outras, mantém-se a expectativa de que o varejo atinja um patamar positivo até o término do primeiro semestre de 2017", dizia a nota da Boa Vista.
Setores
Na análise mensal, dentre os principais setores, o setor de "Móveis e Eletrodomésticos" apresentou queda de 4,9% entre fevereiro e janeiro, descontados os efeitos sazonais. A categoria de "Tecidos, Vestuários e Calçados" subiu 1,1% no mês, expurgados os efeitos sazonais. A atividade do setor de "Supermercados, Alimentos e Bebidas" subiu 0,5% no mês na série dessazonalizada. Por fim, o segmento de "Combustíveis e Lubrificantes" teve avanço de 0,3% em fevereiro considerando dados descontados a sazonalidade (ver mais no gráfico).
Fonte: DCI