MG: vendas do varejo no Estado registram crescimento de 1,7%

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As vendas do varejo em Minas tiveram incremento de 1,7% em fevereiro em relação a janeiro, aponta a Pesquisa Mensal do Comércio divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a segunda alta consecutiva. Em janeiro, com relação a dezembro, o volume de vendas havia aumentado 2%. "São dados positivos, mas é cedo para falarmos em retomada econômica, inclusive pelo cenário político", disse a supervisora de pesquisa econômica do IBGE Minas, Cláudia Pinelli.

 

No comparativo de fevereiro deste ano com igual período de 2016, houve aumento de 0,2% nas vendas e Minas foi um dos seis Estados com resultado positivo.

No acumulado dos últimos 12 meses, a retração foi de 1,2%. No período, atividades que mais interferiram negativamente no volume de vendas em Minas foram móveis (-15,2%); livros, jornais, revistas e papelarias (-13,4%); e tecidos, vestuário e calçados (-9,5%). Os outros setores que tiveram queda foram: combustíveis e lubrificantes (-6,9%); eletrodomésticos (-2%).

 

Segmentos com resultados positivos foram: outros artigos de uso pessoal e doméstico (4,8%); equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (1,8%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,6%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,1%).

 

A pesquisa indicou redução de 4,6% nas vendas, comparando-se fevereiro deste ano com igual mês de 2016, quanto ao varejo ampliado, que inclui veículos, motocicletas, partes e peças; e material de construção, produtos que dependem mais de crédito.

No período dos últimos 12 meses, a atividade veículos, motocicletas, partes e peças teve queda de 14,3%. A redução no segmento material de construção foi de 11,4%.

 

O economista da Federação do Comércio de Minas Gerais (Fecomércio) Guilherme Almeida ressalta que a melhora das atividades do varejo ampliado está ligada à redução de juros.
Quanto aos livros, jornais, revistas e papelarias, Cláudia Pinelli diz que o setor perde com a concorrência dos meios virtuais, que oferecem preços mais atrativos.

A atividade tecidos, vestuário e calçados se destaca positivamente no comparativo de fevereiro de 2017 com o mesmo mês de 2016, com aumento de 34,4%.

 

Nacional - No País, houve redução de 0,2% no volume de vendas em fevereiro com relação a janeiro deste ano. No comparativo de fevereiro de 2017 com igual mês de 2016, a queda foi de 3,2%. No acumulado dos últimos 12 meses, a retração nacional foi de 5,4.

 

 

Fonte: Diário do Comércio de Minas

 


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