São Paulo - Com condições melhores no mercado interno, os produtos brasileiros de ovos optaram pela redução da oferta ao exterior no primeiro trimestre deste ano. O movimento provocou uma queda de 62,5% nas exportações de ovos ante o mesmo período de 2016.
Um levantamento divulgado ontem pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) aponta o embarque de 2,072 mil toneladas de ovos entre janeiro e março, contra 5,5 mil toneladas nos três primeiros meses de 2016.
"Houve um aumento de consumo no mercado interno, que se mostrou mais atraente para as vendas do setor de ovos. Com isto, grande parte da oferta que teria como destino as exportações acabou ficando no mercado doméstico", comenta o vice-presidente de mercados da ABPA, Ricardo Santin, em nota enviada à imprensa.
Em termos de receita, a entidade apurou uma queda de 59,3% nas vendas externas de ovos no primeiro trimestre, totalizando US$ 2,8 milhões. No ano passado, no mesmo intervalo, a receita externa do setor somou US$ 6,9 milhões.
De acordo com a ABPA, somente em março o setor registrou queda de 70,5% no volume embarcado em relação ao mesmo mês do ano passado, com 427 toneladas efetivadas. Já a receita teve um recuo 69,3%, para US$ 627 mil na mesma base de comparação .
Nos três primeiros meses deste ano, o principal destino do produto brasileiro, foi os Emirados Árabes Unidos, com a importação de 1,5 mil toneladas - uma queda de 61% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. O Japão foi o segundo maior comprador, com 272 toneladas (-68%).
Vanessa Stecanella
Fonte: DCI- São Paulo