São Paulo - O Índice de Expectativas nos Negócios (IFECAP), da FECAP (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), registrou, no mês passado, 100,17 pontos na série com ajuste sazonal, uma retração de 1,7% quando comparado ao mês de março de 2017.
Em relação ao mesmo período do ano anterior, o índice apontou aumento de 37%. Os destaques do resultado do índice de abril são a diminuição do índice-futuro, de 5,6% em relação ao mês anterior, e o aumento na percepção do momento atual medido pelo índice-momento atual, de 2,1% em relação a março.
O índice-futuro apontou a segunda retração consecutiva em abril. Esse resultado aponta para uma redução nas expectativas em comparação às vendas futuras.
Já o índice-momento atual para abril revelou o valor de 88,42 pontos, aumento de 40% na comparação com o mesmo período de 2016. Os números do momento atual são consequência da melhor percepção do momento atual das vendas (que cresceram 9,6% em relação ao mês de março).
No detalhamento do índice por porte de empresa, destaque para a melhora na percepção de confiança das pequenas companhias, enquanto recuaram as percepções das empresas de grande médio porte.
Fonte: DCI São Paulo