O argentino Mariano Lozano assume a presidência da Danone no Brasil em 4 de maio. Lozano, de 42 anos, passa a ocupar a vaga do conterrâneo Gustavo Valle, de 45 anos, que estava no cargo desde 2004. Valle já está nos Estados Unidos, à frente da Dannon Company, subsidiária da multinacional francesa no país, substituindo o também argentino Juan Carlos Dalto, que se aposenta da Danone.
Além da ascendência, os três executivos têm em comum a La Serenissima no currículo. A fabricante de laticínios argentina formou uma joint venture com a Danone em 1996, para produção, venda e distribuição de produtos. No mercado platino, por sinal, a marca La Serenissima predomina, enquanto a da Danone é coadjuvante.
Lozano terá um desafio maior pela frente. Até agora, o executivo comandava a Danone Clover, uma joint venture mantida pela multinacional francesa na África do Sul, país que está entre os 15 maiores mercados da Danone no mundo para produtos lácteos frescos (PLF). Já o Brasil figura na dianteira do ranking de PLF, entre os cinco grandes mercados mundiais. No grupo desde 2000, quando ingressou na Danone Argentina, Lozane comandou ainda a subsidiária Danone Slovakia entre 2004 e 2006.
Veículo: Valor Econômico