Varejo comemora a Páscoa com vendas até 40% maiores

Leia em 3min 10s

Os números de grandes varejistas indicam que a Páscoa deste ano conseguiu superar as expectativas estabelecidas para o período, com volume de vendas de itens sazonais até 40% acima do registrado no ano passado. Neste contexto, redes como Grupo Pão de Açúcar e Wal-Mart também centralizaram seus esforços para alavancar a saída de produtos com marca própria, que foi dez vezes maior ante 2008, no caso da rede norte-americana.

 

Entre as vantagens garantidas por essas companhias, estão a negociação antecipada com a indústria e a facilidade para o pagamento das compras, muitas vezes em até dez vezes sem juros nos cartões private label. Os carros-chefes nas vendas este ano foram os ovos de Páscoa com brindes para o público infantil e o licenciamento de personagens.

 

De acordo com Jorge Faiçal, diretor comercial de Mercearia do Pão de Açúcar, somente as marcas de ovos de chocolate Taeq e Qualitá tiveram desempenho 40% superior ao do ano passado, enquanto a venda das marcas fornecidas pela indústria teve crescimento de 35%. "A facilidade de pagamento foi um dos fatores que estimularam o consumidor", ressalta o executivo.

 

No setor de peixaria, o tradicional bacalhau teve alta de 10% e as demais variedades registraram, somadas, aumento de 20%. Outros produtos que também registraram alta demanda foram azeites e bolos de Páscoa, com comercialização 12% e 16% maior, respectivamente.

 

O Wal-Mart destaca resultado semelhante ao do concorrente, também com crescimento de 40% entre os itens sazonais. Os ovos infantis puxaram a elevação nas vendas, com venda 50% maior na comparação com 2008. Para a rede, o diferencial da data foi a Pizza de Bacalhau, que impulsionou em 452% a saída de pizzas na loja do Central Plaza.

 

Martinho Paiva Moreira, vice-presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), diz que a expectativa de crescer 5% este ano foi alcançada. "O meio de pagamento mais utilizado na data foi o cartão de crédito, em função do valor das compras, geralmente maior."

 

Doçarias

 

Na doçaria Ofner, que detém 17 pontos na Grande São Paulo, a venda de Páscoa deste ano superou em 2,5% a de 2008. O diretor comercial, Laury Roman, conta que a rede chegou à marca de 50 toneladas de produtos. "Fizemos uma campanha forte, com mote enfocado na solidariedade. Doamos ao Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (Graacc) um ovo de 170 quilos. Melhoramos as receitas e os produtos para destacar que somos uma loja de fábrica."

 

Segundo ele, haverá uma reciclagem dos produtos que sobraram nas gôndolas. "Nem todas as lojas vendem o estoque. Temos uma sobra de 1,5 tonelada de produto, por isso os bolos de Páscoa serão vendidos no sistema leve dois e pague um." Os ovos serão reaproveitados de duas formas: os bombons voltarão às vitrines e o chocolate será derretido e virará cobertura. O movimento maior foi o da semana que antecedeu a da Páscoa, com quase 60% das vendas do período. "Agora nos preparamos para o Dia das Mães, o Dia dos Namorados e o Natal", afirma.

 

A recém-inaugurada rede de franquias Brasil Cacau afirmou que seu faturamento e o tíquete médio triplicaram nas nove lojas. Foram produzidas 2,5 toneladas de chocolate, detalha Adriane Ura, gerente de Marketing.

 

Levantamento da Serasa Experian aponta que o desempenho do varejo brasileiro na semana de Páscoa, de 6 a 12 de abril, foi 1,3% maior que o de 2008. Na cidade de São Paulo, a venda foi ligeiramente menor este ano, em 1%. Os técnicos da empresa de pesquisa analisam que o indicador evidencia que o consumidor está mais cauteloso nas compras, financiando em prazos mais curtos.

 

Veículo: DCI


Veja também

Trigo importado cai 34% no 1º trimestre, a US$ 200 por tonelada

As despesas com a importação de trigo caíram neste ano. No primeiro trimestre o preço m&eacu...

Veja mais
Fretamento de cargas reajustará tarifas em 7,6%

Em decorrência do aumento dos custos de manutenção, peças e serviços, o transporte de ...

Veja mais
Vendas do Pão de Açúcar têm alta de 4,6% no 1º trimestre

O Grupo Pão de Açúcar divulgou ontem seu relatório de desempenho de vendas do primeiro trime...

Veja mais
Importações afetam a maioria das empresas

O setor de brinquedos no Brasil fechou o ano de 2008 com 441 empresas, segundo dados da Abrinq. Dessas, 70% são d...

Veja mais
Setor de brinquedos planeja investir R$ 100 mi em novas fábricas

Aumentar a produção de brinquedos com a inscrição Made In Brazil. Esse é o objetivo d...

Veja mais
Alimentos puxam índice ao consumidor em São Paulo

Mais uma vez, com os alimentos in natura mais caros, a taxa do IPC-S de São Paulo subiu 0,98% no índice de...

Veja mais
Cafeína

Para celebrar o Dia Internacional do Café, hoje, o grupo Sara Lee lança uma linha de cappuccinos instant&a...

Veja mais
Cotação da laranja cai

O clima das últimas semanas tem sido favorável ao desenvolvimento das laranjas precoces da safra 2009/10 n...

Veja mais
Arcor apresenta novos tabletes de chocolate

A Arcor apresenta novidades que vão contagiar os consumidores: Tablete Arcor ChoKKo Snack Coco, Bombom Arcor ChoK...

Veja mais