O livro "Gestão de reputação: risco, crise e imagem corporativa", publicado pela Aberje Editorial e de autoria de Elisa Prado, diretora executiva da TV1 RP, reúne 24 profissionais experientes do setor de comunicação, partilhando suas vivências e refletindo sobre sua atuação profissional, com o propósito de levar conhecimento, conselhos e orientações aos profissionais de comunicação e líderes corporativos sobre a importância da prevenção de crises nas empresas.
"Este livro nasceu da minha inquietação e inconformismo em concluir que, diante de uma crise de reputação e imagem, nós profissionais da comunicação agimos muitas vezes como bombeiros, apagando incêndios, mitigando os danos e perdas ocorridos no processo. Diz o ditado que prevenir é o melhor remédio", comenta Elisa Prado, autora do livro.
A obra é uma parceria de Elisa Prado com Ana Luisa Almeida (Reputation Institute Brasil), Claudia Bocciardi (Braskem), Cristiana Brito (BASF), Daniela Castro (Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de São Paulo), Edu Vasques (Grupo TV1), Gislaine Rossetti (LATAM), Grazielle Parenti (Mondelez International), Jussara Sant'Anna Belo (Reputation Institute Brasil), Lalá Aranha (consultoria), Malu Weber (Votorantim Cimentos), Marco Simões (consultoria), Marlene Marchiori (Universidade Estadual de Londrina), Monica Medina (consultoria), Paulo Henrique Soares (Instituto Brasileiro de Mineração - Ibram), Paulo Marinho (Itaú Unibanco), Paulo Nigro (Aché Laboratórios), Paulo Pompilio (Grupo Pão de Açúcar), Ricardo Voltolini (Ideia Sustentável), Rozália Del Gáudio (C&A), Selma Santa Cruz (Grupo TV1), Sergio Guardado (consultoria), Susana Ferraz (consultoria) e Suzel Figueiredo (consultoria).
Autora
Apaixonada por comunicação e sustentabilidade, Elisa Prado é referência nacional na comunicação corporativa e já atuou por mais de 30 anos na direção dessa área na Tetra Pak, Vivo, Johnson & Johnson e Deutsche Bank.
Desde 2015, comanda na TV1 RP as estratégias de reputação, gestão de imagem e relacionamento para clientes como Bradesco, Bradesco Seguros, HPE, Aché, Nestlé, Abitrigo, ABLV e CMOC.
A executiva lançou Imagem & Reputação na Era da Transparência - as boas práticas de comunicação a serviço dos líderes, em 2014, é coautora de dois livros editados pela Aberje Editorial, na coleção Comunicação Interna: a Força das Empresas, e ainda recebeu o Prêmio USP de Comunicação Corporativa, em 2008, na categoria Trajetória Profissional.
Sumário
Apresentação - Prevenção: palavra de ordem | Elisa Prado
Prólogo - Quando a má gestão nas crises afeta a reputação corporativa | Lalá Aranha
Introdução - A visão do CEO sobre a gestão de riscos | Paulo Nigro
Parte 1 - Como fazer a gestão de reputação de uma empresa
• "Ser ou não Ser? Eis a questão": A era da transparência | Ana Luisa Almeida e Jussara Sant'Anna Belo, ambas do Reputation Institute Brasil
• Gestão de riscos: a prevenção que garante a saúde das empresas | Monica Medina, consultora
• Diagnosticar, monitorar e medir. Reputação em três tempos | Suzel Figueiredo, consultora
• A gestão de reputação como vetor da reinvenção das organizações | Selma Santa Cruz, sócia-diretora do Grupo TV1
• Sustentabilidade e reputação | Ricardo Voltolini, presidente do Ideia Sustentável e idealizador da Plataforma Liderança Sustentável
• As mídias sociais e os desafios para a gestão de reputação | Eduardo Vasques, planner e head de Mídias Sociais do Grupo TV1
• Reputação, branding e propósito | Sergio Guardado, consultor
• Advocacy: impacto social com escala | Daniela Castro, Secretária Adjunta da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de São Paulo
• Compliance. O conceito é simples. Basta fazer o correto | Elisa Prado, diretora da TV1 RP
• Relações governamentais | Grazielle Parenti, diretora de corporate affairs da Mondelez International
• Engajamento externo | Marco Simões, consultor
• Engajamento interno: valor primordial na gestão da reputação | Marlene Marchiori, pesquisadora e professora da Universidade Estadual de Londrina
Recapitulando - Doze lições aprendidas na parte 1
Parte 2 - Dicas de quem faz acontecer: profissionais de comunicação corporativa de grandes empresas nacionais e multinacionais ensinam como fazer
• O rabo não abana o cachorro | Claudia Bocciardi, diretora de marketing institucional da Braskem
• A cinética da reputação | Cristiana Brito, diretora de corporate affairs da BASF
• Gestão e prevenção de riscos e crises: dimensão do papel da liderança e do profissional de comunicação | Gislaine Rossetti, diretora de corporate affairs da LATAM
• O desafio de mudar a (cinzenta) reputação do cimento | Malu Weber, Gerente Geral de Marca e Comunicação Corporativa da Votorantim Cimentos
• Crise: um dia você irá enfrentar uma | Paulo Henrique Soares, diretor de Comunicação do Instituto Brasileiro de Mineração - Ibram
• Não basta entrar em campo | Paulo Marinho, superintendente de comunicação do Itaú Unibanco
• Construindo relações propositivas para um desenvolvimento sustentável | Paulo Pompilio (diretor de relações corporativas do Grupo Pão de Açúcar) e Susana Ferraz (consultora de comunicação e sustentabilidade)
• Decálogo da crise: o que duas décadas me ensinaram | Rozália Del Gáudio, Gerente de Comunicação e Sustentabilidade da C&A
Fonte: Grupo TV1